07 setembro 2012

Rotina de máscaras capilares



Há um tempo surgiu no quase finado Orkut uma discussão a respeito de um “cronograma capilar”, que eu costumo definir como uma rotina de máscaras em nosso cabelo. Mas porque precisamos alternar tantas máscaras ? Nosso cabelo precisa de água, nutrientes e proteínas, e cada um desses itens é adquirido a partir de um tipo de máscara diferente. 

MÁSCARAS HIDRATANTES:

Elas tem uma composição bem mais simples, geralmente toda máscara vai repor água de seu cabelo. Quando seu cabelo retém água ele fica muito menos tendente a quebra.
Minhas máscaras preferidas são a Colorvive mechas antiga da Elseve (parou de ser fabricada mais eu ainda tenho uma) e a  Garnier Fructis Stop Queda. Tenho vontade de experimentar a máscara de açúcar da Care liss que dizem ser bem hidratante e super barata mas nunca encontro ela, creio que ela valha a pena também mas nunca experimentei.


MÁSCARAS NUTRITIVAS:
Elas vão repor nos nutrientes de nosso cabelo, e onde podemos encontra-los? Nos óleos! Máscaras a base de óleo são excelentes pra essa fase. ATENÇÃO, eu não indico adicionar nenhum óleo em máscaras, é preferível você usar uma máscara a base deles. Nessa fase você pode fazer a chamada umectação, que é assunto para os próximos capítulos =)
Minhas máscaras preferidas pra essa fase são a Discipline Liss da Amend, Eleseve Liss Intense, Garnier Fructis Óleo Reparação 3 e Dove óleo Nutrição.



MÁSCARAS RECONSTRUTORAS:
Elas basicamente vão repor as proteínas perdidas de seu cabelo. Nós conseguimos isso com máscaras a base de queratina, creatina, colágeno. É muito importante que seu cabelo esteja bem nutrido e hidratado pra esta fase. De uma maneira bem grosseira, imaginemos que seu cabelo tem algumas fissuram que precisam ser preenchidas, e a queratina seria como um “cimento”. Se tiver pouca água, o cimento vai ficar super duro não é mesmo? Então seu cabelo fica rígido e tende a quebrar. Eu costumo usar resconstrução com queratina apenas de 15 em 15 dias, nesse intervalo eu uso creatina, por exemplo.
Pra essa fase eu adoro a máscara Anti Age da Amend, Absolut Repair da Loreal e Resgate inteligente da Aroma do Campo.



Quanto à rotina de cuidados, eu costumo lavar meu cabelo todos os dias, uso máscaras 3 vezes por semana (uma de cada fase). É interessante você criar sua rotina de acordo com sua disponibilidade, contanto que você não deixe seu cabelinho na mão. Essas são as fases básicas de cuidados do cabelo, existem fases “extras” que depois eu faço um post só pra elas. Aos poucos eu vou fazendo resenha de cada máscara separadamente pra vocês.

Espero que tenham gostado.
Beijão

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal. (clique aqui)
Siga @Rotinadeboneca no Instagram! (clique aqui)
Curta nossa página no Facebook (clique aqui).

20 comentários:

  1. Que máximo!
    Adorei amiga :)
    Uma das coisas que comecei a fazer depois que conheci Dr. Emi expert em cabelos hahaha
    Mas é verdade, intercalar cuidados é muito mais interessante e deixa o cabelo muito mais lindo do que usar sempre a mesma coisa que só trata 1/3 dos problemas!

    Beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oun que fofa *-* Dr expert em que? huahuahua
      Beijão

      Excluir
  2. Elseve e dove são ótimas ... agora to pra comprar a da amend mas toda vez que vou comprar vejo outra coisa e acabo passando ela na frente...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk compraaa menina, são uma delícia.

      Excluir
  3. vou comprar o da amend para experimentar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra mesmo Angel eu gosto muito das máscaras da Amend =D

      Excluir
  4. Emiliaaaa, estou amando seu blog e vou anotar todos os produtinhos e dicas, pelo que vi tenho que comprar agora máscara para reconstrução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando, fico muito feliz *-*
      Reconstrução é muito importante!

      Excluir
    2. OI ME CHAMO RAYANY TENHO DESSA MASCARA DE AÇUCA DA CARE LISS ELA E MARAVILHOSA, MEU CABELO E LOIRO E ELA DEIXA MEU CABELO MUITO MACIO,COM UM BRILHO EXELENTE,E MUITO CHEIROSO.

      Excluir
    3. Que bom, Rayany.
      Obrigada pro comentar.
      Beijão!

      Excluir
  5. eu sempre usei aquele creme de hidratação de 1kg da Skala, lavo o cabelo no maximo duas vezes por semana HAHA, as vezes hidrato com óleo de amendôas e olhe lá! já usei acuçar, abacate, maizena, mel e por ai vai... Seria interessante conhece esse cronograma, eu na minha opnião acho q se usar muitos cremes acaba que nenhum faz efeito ou estou errada ? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de hábito né? Eh aquela coisa, eu falo no blog como eu faço, se você faz deferente e tá dando certo é claro que deve continuar.
      Cada creme tem uma função diferente, cada um faz efeito digamos que na sua "área"

      Excluir
  6. Tô gastando horrores com cabelo, hahahaha... Mas quero deixá-lo lindão e agora vou cuidar dele direitinho... Comprei umas máscaras da Aquaflora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita bixa ryca XD
      Vai ficar lindão sim =) as ca aquaflora são ótimas.

      Excluir
  7. Emília, só uma obs: a Stop Queda tem princípios ativos que levam ele a ser nutrição, e não hidratação! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires :)
      Então, muita gente diverge nesse ponto mesmo, ela realmente tem uma fórmula com óleos e tal. Só que pelo que eu sinto em meu cabelo eu considero ela de hidratação. Mas cada cabelo uma sentença, não é mesmo?
      Beijão.

      Excluir
  8. Adorei esse post, obrigada pelas explicações. Sempre tive dúvidas sobre como escolher as máscaras para esse cronograma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou, Solange.
      Um beijão!

      Excluir
  9. Para nutrição essa Garnier e a doce contém parafina ou petrolato?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo