05 outubro 2012

A "orkutização" dos blogs



Olá pessoal como vão? O texto a seguir vai funcionar mais como desabafo direcionado aos blogueiros e blogueiras. Espero que vocês entendam o que eu quis dizer e não me levem a mal.
 
Eu andei lendo algumas coisas a respeito do termo “orkutização”,  é um neologismo que muitas vezes é usado de maneira pejorativa (não no meu caso ok?). Vou explicar melhor, vocês lembram quando o Orkut estava em decadência, as pessoas mandavam sem parar (e ainda mandam, eu ainda tenho conta no Orkut e uso frequentemente) correntes, textos piscando, spam? Foram os próprios usuários do Orkut que destruíram em parte a sua funcionalidade (digo em parte porque hoje em dia existem ainda comunidades maravilhosas e muito bem moderadas).

Acredito que o mesmo que fez o Orkut decair pode estar acontecendo aqui nos blogs em geral. Todos os dias eu recebo em minhas postagens comentários do tipo: “Oi flor, amei o blog. Convido você e suas leitoras a conhecerem o meu” ou tipo “Que legal seu blog! Estou seguindo, me segue também?” Gente, tenham em mente o objetivo de vocês, SIM, eu acho a divulgação muito importante, mas assim como você quer alguém interessado no que você tem a dizer, tenha interesse no que os outros tem a dizer também. Se o meu blog não é interessante o suficiente pra você, não siga, simples.
Isso pode soar para muitos como arrogância de minha parte, mas eu digo do coração que não é. Meu sonho sempre foi ter um blog de sucesso e não um blog cheio de seguidores que não estão interessados no que eu tenho a dizer, vocês me entendem?

Mais uma coisa que eu acho que está levando à “Orkutização” dos blogs é o desespero que as pessoas tem por parcerias, eu tenho observado alguns blogs e as pessoas nem estão interessadas em por conteúdo. Gente tem blog por ai fechando parceria com empresas que nem são do seu segmento. Isso é o cúmulo do absurdo. Se eu gosto produtos de graça? EU AMO! Mas eu sei muito bem separar isso de meu blog.
Eu acho as parcerias com lojas ou empresas que fabricam cosméticos maravilhosas porque nós, blogueiras desse segmento,  podemos conhecer os produtos em primeira mão. Podemos conhecer produtos que por conta de diversos fatores não temos contato direto. O que eu mais estou adorando é conhecer novas empresas. Mas isso não me obriga a falar bem delas, nem faz com que eu condicione como objetivo principal de meu blog ganhar algo de graça.
A minha maior parceria que eu mais tive orgulho de firmar é com vocês, leitoras, blogueiras, amigas. É com vocês o meu compromisso de fidelidade, de falar o que eu achei do produto. 

Então gente, quero finalizar dizendo que vocês procurem sim divulgar o blog de vocês, isso é muito importante. Também procurem se afiliar a empresas DO SEU RAMO. Mas tenham moderação, assim fica muito mais prazeroso para todos nós, acreditem.

Espero que tenham entendido a mensagem que eu quis passar. O que vocês tem a dizer a respeito disso?
Um beijo enorme e desejo a todos um ótimo fim de semana.

77 comentários:

  1. Ouuww, realmente eu gostei! E concordo com você! Beijoos!
    isaloy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Isa, fico feliz que tenha entendido meu lado hehe
      Tava morrendo de medo de ser mal interpretada.
      Beijão

      Excluir
  2. Excelente comentário, o blog, seus parceiros e acredito que até quem você indica que lê deve ter a ver com seu blog, ou algo que seja realmente bom de ser divulgado, este negocio de me segue ou divulga meu blog que eu divulgo o seu, só acontece comigo se for possível acrescentar algo aos leitores do meu próprio blog, não adiantar ter um monte de número se estes números forem apenas isso.
    50.000 visitas e quantas leram seu blog? quantas usaram ele pra algo?
    No meu caso, usei seu blog para comprar o óleo extraordinário e espero que quem visite meu blog usei para conhecer novos camping´s.
    Abraços

    Kelly
    http://livrecomoaborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh Kelly, com ctz.
      Os números não podem ser a única coisa que significa no blog neh?
      Fico feliz que o post tenha sito útimo pra você.
      Estou indo conhecer seu blog agora mesmo.
      Beijão

      Excluir
  3. Parabéns pelo post, vc disse tudo a pura verdade.

    http://belamineira.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tem muitos blogueiros por ai que querem apenas seguidores vazios, sem opiniões e que não tem nada a dizer. Ficam felizes apenas com números e mais nada. Depois fazem parcerias com empresas e nem gostam dos produtos e ainda assim, falam que o produto é maravilhoso. Belo post de hj. Espero que seus leitores se inspirem nele. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh menina, isso me revoltou esses dias, tive que desabafar =x
      Fico feliz que tenha gostado. Muito obrigada pela visita.
      Beijão

      Excluir
  5. concordando muito com você! Sinceramente um dos melhores post que já li hoje.
    beijos
    http://chequematte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico muito feliz Jessica =D
      Beijão

      Excluir
  6. Concordo com tudo o que vc disse flor!!
    Se num for pra acompanhar meu trabalho, não siga!
    Beijos linda, um ótimo fds.

    lindaebelaunhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =D Não é menina?
      Beijão linda.
      ótimo fds pra vc tbm.

      Excluir
  7. é verdade, também sonho com um blog de sucesso, até divulgo o meu nos outros blogs, mas procuro sempre ler os posts dos blogs, comentar, dar minha opinião, enfim...
    ah o seu layout mudou né? ficou lindo! sempre quando tenho um tempinho faço uma visitinha aqui. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonho de todas nós neh Tati?
      Pois eh, tbm acho bem importante comentar nos blogs que eu acho interessantes.
      Mudou sim, fico feliz que tenha gostado.
      Tô sempre em seu blog gata =D
      Beijão

      Excluir
  8. Super concordo com voce! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você flor, gostei do post e da iniciativa !!

    A Little More Than Gloss (clica no perfil)

    bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Geisi =)
      Beijão e obrigada pela visita

      Excluir
  10. Verdade! As vezes recebo comentários do tipo "amei, seguindo segue de volta?" Não tenho nenhum problema em seguir de volta mas, as vezes a pessoa não fala nem do conteúdo do post e isso é muito chato! Acho muito artificial e se for pra ter um blog que seja pra informar, divertir e não pra falar que tem 1000 seguidores! Adorei seu blog e estou seguindo <3 Beijos meusalto20.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários que tão na cara que a pessoa nem se dá ao trabalho de escrever neh? Já tá colando, eh mt mt chato =/
      Muito obrigada pela visita Gii.
      Vou passar em seu blog agora mesmo.
      Beijão

      Excluir
  11. concordo muito..
    é muito chato vermos que perdemos tempo, separamos fotos, preparamos um texto e chega lá a pessoa nem lê e comentá qualquer baboseira só pra ganhar um comentário de volta!
    me irrita muito isso!
    eu acho que as pessoas tem que ler e seguir os blogs que as interessam...

    beijos

    http://charmynail.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh Nathana, é super cheto neh? Também super concordo com você.
      Beijão

      Excluir
  12. Eu gosto do seu que to aprendendo dicas que vc coloca e acho legal principalmente sobre a hidratação dos cabelos e tb sobre produtos tipo a reportagem do primer que pouca gente usa e sabe o que é .... Eu acho o maximo sua iniciativa neste blog pois vou aprendendo com vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta linda, você não imagina o quanto eu fico feliz de ler isso.
      Beijão

      Excluir
  13. Bonequinha!! Vim retribuir sua visita, e me deparo com esse post!! Virei sua fã!! Concordo em gênero, número e grau. Não dá pra seguir um blog que não tenha a ver conosco, por mera troca!! Até pq não é só seguir... é acompanhar, comentar...e até amizades acabam surgindo por conta disso, não é mesmo? Eu sou nova na blogsfera(meu blog não tem nem 1 mês), e tenho visitado muiiiitos blogs, e estou curtindo muito trocar idéias sobre coisas que eu gosto, e também tenho aprendido bastante!
    Enfim...aos poucos eu vou aprendendo a lidar com esse mundinho novo...hehheh
    Bjão,amore!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que fofa que voce é *-*
      Pois eh menina, nao é uma qestão de troca e si mde afinidade com o conteúdo. Meu blog tbm tem menos de um mês hehe
      Beijão gata e muito obrigada pela visita =D

      Excluir
  14. Primeira vez que dei uma passadinha aqui e já amei o post. Às vezes recebo comentários em alguns dos meus posts que não tem nada a ver com o que eu escrevi, fica na cara que as pessoas nem leram o que tava lá, isso irrita. Esse lance de pedir para a pessoa ir lá no blog e tals é chato, visite e espere a pessoa se encantar com seu blog. Gostei mt do seu desabafo e estava há algum tempo pensando nisso. Beijão e bom fim de semana!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou linda. Acho que na vdd toda blogueira passa por isso neh. Acho que muitas vezes chega até a ser falta de respeito.
      Beijão, tenha um ótimo fim de semana também.

      Excluir
  15. Flor.... você arrasou no post, e tenho certeza que quem leu não levou a mal nada...
    Concordo com tudo o que você disse...
    Principalmente porque a gente prepara o post com tanto carinho, espera pelo menos que leiam... sério não tem um blog que eu entre e não leia do começo ao fim, posso até não estar gostando mas leio pra dar minha opinião...
    Esses tempos atras quando comecei no blog, fiquei tão contante e triste na mesma hora, postaram um comentário dizendo que tudo era lindo no blog, minhas unhas o que escrevi, etc... Pensei... nossa que legal, e isso me soou tão verdadeiro, mas quando fui visitar minha amigas, tudo o que tinha escrito pra mim estava lá também... Sei lá, a gente sabe que tem disso, mas como era de começo eu fiquei chateada...
    E o comentário? "Adorei seu blog, amei muito, vai conhecer o meu e me siga" Hã? adorou? amou muito? e não seguiu o blog, e ainda por cima pede pra que eu siga? Dá não...
    Eu sigo todos que me seguem, sem exceção não precisa nem me pedir, as vezes a pessoa nem comenta mas eu vejo lá que esta me seguindo e cliko pra ver se tem blog pra mim retribuir...
    Ufa... falei demais, desabafei também... rsrsrs
    Flor arrasou no post
    Beijos e um ótimo fim de semana pra ti...

    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Thabata, fico até aliviada com a repercussão que teve esse post, ainda bem que ninguem me entendeu mal.
      Aaaa isso também já aconteceu comigo, nossa é super chato --'
      Também sigo todo mundo que me segue =D
      kkkkkkkkkkk legal seu desabafo.
      Muito obrigada mais uma vez.
      Um beijão, e ótimo fds pra você também.

      Excluir
  16. Disse tudo!

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Emilia!
    Infelizmente isso é algo que acontece em blogs de diversos segmentos. As pessoas acreditam que a quantidade de parcerias que o blog tem mostra a qualidade dele.
    Eu tenho um blog literário que vai fazer um ano agora em outubro. Tenho parceria com algumas editoras, tenho mais de 900 seguidores e, acredite, não me mato por parcerias. As que tenho já estão de bom grado e, quando há processo de seleção para parcerias com outras editoras, eu não me inscrevo. Não que eu não queira, mas sei que não darei conta e não quero fazer um trabalho mal feito.
    Acho que a maioria dos blogueiros prioriza mais a quantidade de parcerias que possui do que a qualidade do seu trabalho.
    parabéns pelo post!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Neyla, essas coisas me deixam tão triste.
      Seu blog é um sucesso menina *-*
      Vocês está certissima!
      Muito obrigada =D
      Beijão

      Excluir
  18. Falou tudo!
    |amodaeseusvicios.blogspot.com.br|

    ResponderExcluir
  19. Exatamente!!
    Qualidade e não quantidade né gente?
    E bom senso também faz bem de vez em sempre, rs.

    Apoiada companheira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza Sarita.
      ha ha ok companheira.
      Beijão e obrigada pela visita.

      Excluir
  20. Olá linda!

    Otimas dicas, né?

    Adorei seu blog e já estou seguindo

    Se gostar siga o meu tbm.

    http://aerafeminina.blogspot.com.br/

    Bejinhos!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Emilia concordo totalmente com voce, algumas pessoas fazem dos comentarios banalidade,e infelizmente tem meninas que quase chegam a vender um rim por um parceiro, eu tenho parceiros sim, em meu blog, e poucos, restritos. Nao me vendo por um kit de sei lá o que. Adorei seu post parabens.
    Bjssss
    http://www.srtacereja.com.br/2012/10/colaboradora-nova-no-blog-josi.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, Vanessa, fico besta com essas coisas ¬¬
      Muito obrigada linda, obrigada pela visita também.
      Beijão

      Excluir
  22. Eu te entendo, o que as pessoas não percebem é que se fizerem um comentário com conteúdo, sobre o post da pessoa vão atrair mais a atenção né, vão divulgar melhor o blog, já que a pessoa vai querer conhecer o seu (tá que não é sempre, mas eu acredito nisso kkkkkk).
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh Val.
      Muito obrigada pela visita.
      Beijão

      Excluir
  23. Concordo em tudo com o que você disse. Vejo blogs que fazem mil e uma parcerias só para ganhar produtos e fazer sorteios. Ai tem outros que só se importam com os seguidores, sabendo que nem metade deles visitam o seu blog de novo. Eu não me importo com os seguidores, e sim com os leitores!
    Enfim, acho que é isso, e parabéns por esse desabafo. Muito bom!
    Beijos

    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh, também me revolto com isso.
      Muito obrigada linda.
      Beijão

      Excluir
  24. eu nao tenho nem o que falar.
    pois tu falou tudo
    beijo.

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post falou tudo!
    beijos
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ana, muito obrigada pela visita.

      Excluir
  26. Concordo com você! Dá muito desânimo ler esses comentários de pessoas que só pensam em divulgação e etc, acho que a blogosfera é um lugar tão legal pra dividir experiências/conhecimentos/opiniões, mas está sendo muito mal utilizada mesmo!! Triste, né? São poucos os blogs que salvam, infelizmente!

    Beijos!!
    http://officialgabi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não eh Gabi, poderia ser muito mais divertido.
      É triste mesmo.
      Beijão e obrigada pela visita.

      Excluir
  27. Super concordo, isso me irrita muito..tudo bem se você quer que eu siga teu blog, mas pelo menos leia meu conteúdo e comente oque achou, né? Dá vontade de responder bem grossa..
    Eu escolho super bem minhas parcerias, acho muito chato quando alguem tem um blog, por exemplo, como eu meu que fala de make e faz propaganda de uma marca que faz "bebidas que fazem bem ao corpo"..
    Enfim, infelizmente essa é a realidade de hoje em dia, as pessoas só se importam com número de seguidores..

    Beijo,
    sweetgirldreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho vontade de ser grossa kkkkkkkk
      Pois é, concordo com você, tem que ter foco, fazer parceria com relação com o seu blog.
      Beijão linda e obrigada pela visita

      Excluir
  28. Adorei! E é verdade isso que você falou. Muita gente cria um blog apenas para ganhar presentinhos e alguns casos, porque acham que vão ganhar dinheiro. Querem se dar bem, e esquecem que blogs, acima de qualquer coisa, são meios de comunicação.

    Beijo!

    http://adoraveismortais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh Amanda, e com certeza isso é ilusão neh? O dinheiro e os presentinhos são consequencia do trabalho.
      Beijão

      Excluir
  29. Gostei, as pessoas querem tudo para si, so pensam em retribuir, nao querem fazer por onde. Otimas dicas.

    Clica no nome Vida de Garota e visite o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh menina, muito obrigada pela visita.
      Beijão

      Excluir
  30. Emilinhaaa...eu fico muito triste com isso! A gente escreve, faz os posts com carinho, testa produtos e coloca lá o que achou e talz...ae vem uma engraçadinha e só coloca assim: gostei do seu blog, me segue?
    Ou na pior das hipóteses....sempre tem aquela infeliz que escreve assim: "to seguindo, segue de volta!"...e nem termina a frase com uma interrogação, tipo..."por favor, segue de volta?"
    Essas eu faço questão de nem seguir! kkkkkkkkkkkkkkk
    Ahh...fazer o q...isso não vai mudar nunca! =(

    Bom...o negócio é ignorar essas "sem-vergonha"...kkkkkkkkkkkkk!

    Beijinhooooos!

    www.makedamotociclista.blogspot.com.br

    www.facebook.com/Cat343

    www.youtube.com/tamiyasulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh cami. Eh revoltante neh? kkkkkkkkkkkkkkk
      Beijão linda e obrigada pela visita.

      Excluir
  31. Oi Emilia!!
    De maneira nenhuma você será mal interpretada.
    Acho muito corajoso até, independente do que irião falar.
    Eu sempre tive blog, mas nunca tinha tempo de mante-lo atualizado. Mas voltei com ele agora que estou um pouco mais tranquila.
    Mas em nenhum momento faço como essas meninas...pedindo e implorando seguidores. Comento se gosto, se não gosto não comento e pronto. Não pesso pra pessoa ir visitar meu blog e tudo mais.Meu blog está lá salvo em meu nome, e a pessoa tem a livre escolha de ver ou não!!
    Adorei muito o que você falou...adorei mesmo!!!Parabéns
    Acho que o trabalho que vocês tem de nos manter interessada nos posts, não tem preço e nem seguidores que compram isso.
    Beijaoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Talita.
      Pois eh menina, tem que ser assim mesmo.
      Muito obrigada.
      Beijão

      Excluir
  32. menina, eu fico passa com essas coisas!
    Você tah sempre lá no blog e sabe que fazemos o sorteio de Top Comentarista.
    Tem pessoas que entram lá e escrevem nas postagens: amei, lindo, gostei, eu quero... e outras besteiras achando que eu vou dá o prêmio pra elas caso sejam sorteadas.
    Mas eu não dou mesmo!
    Vou lá nas configurações e excluo o nome das engraçadinhas e elas não aparecem mais na lista das top comentaristas e ponto!
    Já cansei disso! Não vou dá um prêmio a quem só quer aparecer , só tá ali por causa do sorteio.
    Você está corretíssima!!
    Super apoiada!!

    Um beijão e obrigada pela força lá no blog!
    Amei saber que estamos por perto! quem sabe um dia nos encontramos pra trocar ideias.
    Pernambucanas na rede! =)

    http://irmasdebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa muito chato isso neh?
      Muito obrigada pelo apoio.
      Pois eh hehe quem sabe.
      Beijão

      Excluir
  33. Oi...concordo plenamente com você,pois hoje em dia as pessoas não estão interessadas em ler o que escrevemos e sim que as seguimos,tem pessoas que são tão cara de pau que só comenta assim "te seguindo me segue de volta"Poxa vida essa pessoa nem se quer deu o trabalho de ler e de deixar a sua opinião.

    Olha eu tenho um Blog já alguns meses confesso que não posto direto mais sempre que posso visito os Blogs que eu conheço e se eu vejo algum Blog que me interessa eu leio e sigo,mas nunca vou simplesmente seguir sem ler,sem saber se o Blog vai ser útil para mim ou não.

    Bom resumindo concordo com você,você foi sabia com as palavras e conseguiu se expressar perfeitamente.

    Beijinhos

    Jéssyka Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as piores são "se você me seguir te sigo de volta" haauhahua
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijão

      Excluir
  34. Concordo plenamente, algumas pessoas não tem noção, é muito chato chegar nos comentários do seu blog e ver escrito seguindo, segue de volta, é muito chato saber que a pessoa nem se deu ao trabalho de ler.
    MEu bem só consegui achar o seu blog escrevendo www na frente do outro jeito não acha, queria só avisar ;) beijos
    lepetitblondie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chato mesmo neh Andressa.
      Vixe, deve ser algum problema do domínio.
      Muito obrigada poir avisar.
      Beijão

      Excluir
  35. Adorei o post e concordo com vc! Tenho um blog tá com 9 meses e tenho apenas 135 seguidores e eu não sou dessa de "Ah tô seguindo, me sgue" assim como vc falou, só sigo um blog se eu realmente gostar! E o que busco pra o meu blog são seguidores fiéis, que gostem e retornem sempre ao meu blog, não pessoas que passam por lá e nunca voltam!

    Parabéns!!!!

    Só que eu vou ter que te convidar á conhecer o meu tá, rs!

    http://achadosdabrunna.blogspot.com.br/

    Beijoo
    ^^


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh Bruna, eu acho que tem que ser assim mesmo.
      Muito obrigada, vou passar em seu blog agorinha.
      Beijão

      Excluir
  36. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Quando tiver atualizações é só me avisar que eu divulgo novamente.
    Até mais

    ResponderExcluir
  37. Nossa velho, eu fico tão chateada quando estou toda animada pra ver um comentario e ele chega assim, é triste ):

    ResponderExcluir
  38. Excelente seu post, Emilia. Respondi lá no meu blog. :-)
    Realmente esta história de "Segue que te sigo" e de publieditoriais e anúncios que não condizem com o tema do blog são coisas recorrentes na blogosfera.
    Beijinhos, Linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luh, pior que são =/
      Vou lá ver.
      Beijão flor.

      Excluir
  39. Falou e disse amei o texto, eu também já reclameis dessas leitoras e blogueiras impertinentes. Acho muito chato e nunca sigo quem faz esse tipo de coisa. E a respeito das parcerias eu tbem concordo com você. As pessoas estão tão desesperadas por parcerias que nem se preocupam com o conteúdo.

    Bjos!

    http://prioridadesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sigo não, Ludimara.
      Com certeza.
      Beijão flor!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo