20 janeiro 2014

Óleo mineral no cabelo: entenda a polêmica e se ele pode fazer mal a seu cabelo!

Óleo mineral, petrolatum, parafina líquida... Não é de hoje que rola polêmica nas redes sociais a respeito desse componente de tantos nomes. É fato que ele está presente em diversos produtos usados em nossos cabelos como máscaras capilares, condicionadores, cremes de pentear, entre outros. Diante das mais vastas informações espalhadas, resolvi esclarecer algumas questões.

O que é óleo mineral?

É um liquido transparente, derivado do petróleo e usado de diversas maneiras, inclusive na indústria cosmética, como componente dos mais variados produtos. Ele é um óleo barato, inodoro e altamente estável, tem propriedades emolientes e lubrificantes. Além disso, dificilmente ele causa alergia (tanto que óleos para bebês são basicamente compostos de óleo mineral e fragrância).

É chamado de diversas maneiras, entre elas:

  • Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum)
  • Paraffin Oil
  • Mineral Oil
  • Liquid Petrolatum

Como ele age no cabelo?

Como foi dito anteriormente, o óleo mineral é emoliente e lubrificante. Ele não tem propriedade de hidratar, nutrir ou reconstruir seu cabelo. O máximo que ele consegue fazer é dar um “maquiada”, entende? Ele dá uma aparência que o cabelo está legal, mas isso não significa que o cabelo realmente esteja.
A questão chave é que nosso couro cabeludo não reconhece esse tipo de óleo, portanto não absorve, então, em longo prazo, ele pode entupir os folículos capilares, impedindo que nosso cabelo cresça. Até então, portanto, não acho interessante usar produtos com esse tipo de componente no couro cabeludo, ok?
Fonte: http://www.ecofidelidade.com.br/noticias.aspx?msgid=17
           
 No fio do cabelo propriamente dito o óleo mineral, a princípio, apenas passaria despercebido se não fosse o fato dele acumular nos mesmos. E esse acúmulo acaba impedindo que nosso cabelo receba nutrientes. Lembre, que como falamos anteriormente, o óleo mineral não é solúvel em água, e o que eu chamo de “acúmulo” a indústria cosmética costuma chamar de “película protetora”, “filme protetor” ou qualquer coisa do gênero. Essa suposta proteção faz com que nossos cabelos deixem de receber nutrientes, água e outras substâncias benéficas. 
Sabe aquela sua máscara que quando você comprou fazia maravilhas e hoje ela não funciona mais? Quem sabe seu cabelo está saturado de óleo mineral? Já pensou em usar um bom shampoo antirresíduos? (clique aqui e saiba mais)

E como eu faço para remover o óleo mineral de meus cabelos?

Até o momento, apesar de ter pesquisado feito louca, não encontrei nenhuma pesquisa conclusiva a respeito de quão cumulativo o óleo mineral pode ser nos fios. Apesar disso, por experiência pessoal, acredito que nada que boas lavagens periódicas não resolvam, além do uso de um bom shampoo antirresíduos pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Então não seria mais fácil a indústria usar óleos vegetais?


"Elementar, meu caro Watson", seria perfeito! Os óleos vegetais são ricos em vitaminas, ácidos graxos, são ideias para nutrir nosso cabelo. Mas como qualquer ser vivo, as matérias primas orgânicas estão mais suscetíveis a instabilidade, estando em constante transformação. Além disso sua extração deve ser impecável, caso contrário o resultado do cosmético pode ser alterado. Isso justifica o fato de muitos produtos feitos com matérias primas orgânicas serem bem mais caros.

Minha Opinião:

Entendo que os óleos minerais são sim cumulativos e podem fazer com que nossos cabelos deixem de receber nutrientes. Por outro lado, existem produtos fantásticos com ele na composição e nem por isso eu vou deixar de usar, nada que um antirresíduo quinzenal não resolva. Continuarei usando e amando meus produtos com óleo mineral na composição, mas sempre procuro dar prioridade aos óleos vegetais, já que tem poder de tratar o cabelo. E vale ressaltar que não pago caro em máscaras que tenham como primeiros componente da fórmula esse tão polêmico derivado de petróleo.

Talvez você se interesse por esses posts:




E você, o que acha do uso do óleo mineral nos cabelos?

Se inscreva em nosso canal (clique aqui)!
Curta nossa fan page (clique aqui)!

33 comentários:

  1. óleo mineral e silicones insolúveis são a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Sandra, são componentes diferentes.

      Excluir
    2. Legal entendi um montao de diferenca de um a outro. Porem uma duvida quando um oleo pra o cabelo tem 60% de oleo vegetal e 40% de oleo mineral, o oleo com esse tipo de composicao ajuda algo no cabelo ou só maquia como voce explica no post???

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. é realmente polêmico por isso até agora não entrei no assunto de verdade rsrsrs
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, você é muito inteligente e seus posts são muito bons. Por isso que quando eu não uso levin nenhum meu cabelo fica mais brilhoso por que os fios precisam respirar. Você poderia botar aqui nomes de produtos que usam oléos vegetais? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Candida :)
      Deve ser por isso mesmo.
      Vou fazer uma seleção e coloco sim.
      Beijo!

      Excluir
    2. Óleo de coco e óleo de ricino são óleos vegetais excelentes pro cabelo, além de fortalecer o fio e auxiliar no crescimento

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que bom que você gostou!
      Beijo!

      Excluir
    2. Então nem pensar em fazer umectação com óleo mineral???
      Obrigado desde já

      Excluir
  5. Adorei o post. Super explicadinho!
    Parabéns e sucesso com o blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que você gostou, Nathy.
      Muito obrigada flor.
      Beijão!

      Excluir
  6. amei muito, mas muito muito mesmo! Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Alyah.
      Fico feliz em saber que você gostou.
      Beijão!

      Excluir
  7. até que enfim um bom texto, simples, imparcial na medida certa e esclarecedor. :D

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber se esse oleo mineral e bom para deixar os cabelos de bonecas hidratados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, Marlene, porque ele dá uma aparência boa aos cabelos.
      Tem vários tutoriais no youtube de como cuidar dos cabelos de bonecas, algo com amaciante, não lembro bem. Eu nunca fiz, mas vale a pena dar uma conferida.

      Excluir
  9. Olá, eu estudo cosmetologia e ao ler o post vi algumas coisas que estavam erradas, não estou querendo ser grosseira, só quero te informar com o que foi aprendido na faculdade. Os óleos em geral não tem ação hidratante, e sim a função de formar filme como o texto do post fala, essa função de formar filme não está "maquiando" nada e sim ajudando com que a água presente no fio ou que foi aplicada no cabelo com a ajuda de uma mascara hidratante não evapore. A questão do óleo estar "entupindo" o folículo capilar e estar impedindo o cabelo de crescer não é verdade, se fosse assim mulheres com cabelos oleosos não teriam cabelo já que o óleo está impedindo os fios de crescer. Sobre a utilização de óleos no rosto nunca vai dar certo, no rosto não é necessário passar óleo já que a pele produz o sebo, já no cabelo é preciso para que a água não escape. Sobre a parte do acúmulo nos fios, ele não está impedindo a entrada,mas sim a saída das substâncias benéficas, já que a nutrição dos fios vêm da alimentação balanceada e quando usar a mascara hidratante a água vai entrar no fio e o óleo vai ficar segurando ela dentro do fio, e sobre como retirar,com uma simples lavagem com o shampoo de sua preferência já sai o óleo que estava lá, pois todo shampoo tem propriedades de detergência que arrasta tudo que está presente nos fios quando enxaguado. E a parte de óleo vegetal, não muda nada se for vegetal ou mineral, os dois são óleos e não importa o tanto de vitaminas que tiver, não será absorvido pelos fios por ser óleo, vai acabar tendo o mesmo papel de evitar que a água evapore. Perdão pelo texto grande, espero que ajude a melhor compreensão sobre os óleos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Giovana. Eu pesquisei bastante antes de fazer o post e cheguei à essa conclusão. Mas é normal esse tipo de controvérsia, ela existe dentro da própria cosmetologia.
      Obrigada por comentar.
      Beijo!

      Excluir
    2. olá, também estou na pós- graduação de cosmetologia, e concordo com a Giovana, o óleo mineral age como filme protetor, impedindo a perda da água do fio, isso é um efeito benéfico. Quando formulamos um produto cosmética para cabelo, a um balanceamento da composição para que as matérias- primas resultem em um efeito sinérgico: possui nutrientes, agentes hidratantes, e aquele evitam a perda desses benefícios.

      Excluir
    3. Nem um óleo nem vegetal vai entrar no cabelo e nutri-lo?

      Excluir
  10. Eu já usei óleo mineral, ele deixou meus cabelos muito brilhoso, mas porém ficou ressecado, então deixei de usar!

    ResponderExcluir
  11. Eu já usei óleo mineral, ele deixou meus cabelos muito brilhoso, mas porém ficou ressecado, então deixei de usar!

    ResponderExcluir
  12. Mto bom Giovana. Tbm uso oleos tanto vegetais qto minerais que associados às mascaras tratam mto bem. os cabelos. Mas so lembrando que ambos sao hidratantes e combatem o ressecamento sim pois minha dermatologista confirmou. Se oleo mineral fosse perigoso nO seria usado pelos bebes. Se faz bem pra pele fragil do bebe não fara mal nos cremes de cabelo

    ResponderExcluir
  13. Acho que entendi, mas se na máscara que contém óleo mineral tem muitos outros componentes nutritivos e até óleos vegetais, eles vão agir mesmo juntos com essa película?

    ResponderExcluir
  14. Passei azeite no meu cabelo tem um mes, ja lavei com anti residuos e detergente mas o oleo nao sai do meu cabelo minha raiz continua oleosa e grudenta o que eu faço???? nao aguento mais so lavo com anti residuos nem condicionador passo muito!!!!! Como tiro isso de vez do meu cabelo para ele voltar ao normal???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo