16 fevereiro 2014

A importância do pH dos seus cosméticos

Beleza, na maioria das vezes, é reflexo de que estamos saudáveis e o pH do corpo afeta toda a saúde. Se você quer cabelos e pele bonitos, entender o pH de cada um deles é fundamental para saber de suas necessidades, e consequentemente, saber como lidar com eles. 
O pH (potêncial hidrogeniônico) é uma maneira de indicar a acidez ou basicidade de um meio (só pode ser medido em solução aquosa). Veja a escala abaixo:
Água pura tem pH 7 (neutro). Soluções com pH menor que 7 são ácidas e com pH acima de 7 são básicas.Veja, na escala abaixo, uma média do pH de algumas soluções:

O pH da pele
A contrário do que muito se fala, o pH de nossa pele não é neutro, e sim ácido. Esse potencial protege nossa pele, além de ajudar a combater fungos e bactérias.
Esse potencial varia a depender de como é a sua pele (seca, normal ou oleosa) sua idade e região do corpo também. Regra geral:

  • Peles secas tem o pH tendente à ácido 
  • Peles normais tem o pH tendente à neutro
  • Peles oleosas tem pH tendente à básico 

É ideal que o pH da pele seja ácido (em torno de 4,2), pois isso ajuda a formar uma barreira impedindo a proliferação de micro organismos. Para alcançar um equilíbrio ideal você deve usar produtos de acordo com o seu tipo de pele.

O pH do cabelo
Um fio de cabelo saudável é protegido por uma camada hidro lipídica com o pH em torno de 4,2 e 5,5, ou seja, levemente ácido. Assim como na pele, essa camada protege da proliferação de fungos no couro cabeludo, dentre outros microrganismos.
A estrutura de nosso fio de cabelo pode ser dividida em 3 partes:

  • Cutícula - a parte mais externa do fios, formada por camadas sobrepostas (como se fosse a escama de um peixe). É responsável pela proteção da estrutura do fio, além de refletir o brilho.
  • Córtex - parte intermediária, responsável por quase toda a definição do cabelo, como cor, resistência, umidade, elasticidade, etc.
  • Medula - a pate mais interna, há fios sem medula, sem haver modificação na estrutura.

A questão é que além de proteger contra microrganismos, o pH ácido mantém as cutículas de cabelo seladas, impedindo a entrada de substâncias, além da perda de água ou nutrientes para o ambiente.

OBS.: PH FISIOLÓGICO X PH NEUTRO
Um pH considerado "neutro" para nossa pele e cabelos não quer dizer, necessariamente, que ele seja 7. Porque, por exemplo, se o pH do nosso cabelo é em torno de 4,2 e 5,5, um produto com um pH acima disso (5,6, por exemplo), pode ser considerado alcalino em relação a nosso cabelo, entendeu?
Então, vejamos, produtos capilares com pH acima de 5,5 tendem a abrir as cutículas dos cabelos, é o caso de, por exemplo:

  • Shampoos antirresíduos, que abrem as cutículas dos cabelos para a melhor penetração de produtos como máscaras capilares, por exemplo.
  • Tinturas para cabelos, que tem pH entre 10 e 10,9. Potencial esse, de suma importância para abrir bem as cutículas para que a coloração penetre o córtex capilar.

Observe que a água do mar tem o pH entre 8,2 e 8,3, é por isso que ela tende a danificar mais o cabelo.
Em sentido contrário, produtos com pH mais baixo tendem a selar as cutículas dos fios, então se você tem os cabelos mais danificados, se jogue em máscaras e condicionadores com o pH mais baixo.
O mercado já conta com produtos acidificantes para nossas madeixas, mas podemos fazer isso em casa:
Depois de usar máscara ou condicionador, no ultimo enxague, despeje nos cabelos uma mistura de um copo de água e uma colher de sopa de vinagre de maçã. 
O assunto é bem extenso e não se acaba por aqui, falaremos mais sobre pH em breve aqui no blog, AGUARDEM!

Fontes:

  • FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. V. 2. São Paulo: Moderna, 2004.
  • REIS, Martha. Química Geral: ensino médio: livro único. Nova Ed. São Paulo: FTD, 2004.
  • O pH ideal dos Xampus <http://www.mundoeducacao.com/quimica/o-ph-ideal-dos-xampus.htm> Acesso em 14/02/2014
  • Entenda como funciona o pH da pele e cuide dela <http://beleza.terra.com.br/sua-pele/entenda-como-funciona-o-ph-da-pele-e-cuidedela.html>Acesso em 13/02/2014
  • TORRES, Helen Freitas. Noções de anátomo-fisiologia da pele <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqeEAC/02-anatomo-fisiologia-pele> Acesso em 15/02/2014
Curta nossa fan page (clique aqui).
Inscreva-se em nosso canal no youtube (clique aqui).

10 comentários:

  1. Emilia ótimo post..eu mesma me confundo com esse lance de PH é muito complicado mas é importante saber...
    adorei !

    - Resenha nova no blog ^^

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Que legal!! Não sabia que o meu amado suquinho de limão era tão ÁCIDO! hahah

    ResponderExcluir
  3. Vivendo e aprendendo....Obrigaduuuu

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post :) é sempre bom ter essas noções que muitas vezes passam despercebidas!
    beeijos =D

    http://ladydiene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog. Completo , organizado e interessante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo