11 fevereiro 2014

Cronograma capilar: como fazer, o que é, saiba tudo sobre ele!

Sabe aquela hidratação semanal ou quinzenal que você provavelmente faz e acha que é tudo que seu cabelo precisa? Para que fiquem saudáveis, acredite, nossos cabelos precisam de bem mais. Vamos por partes para entendermos o assunto bem direitinho, certo? Conheça o Cronograma Capilar!

O que é? E porque fazer?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que visa deixar nossos cabelos saudáveis por mais tempo, repondo tudo que o fio precisa. Depois de sair do couro cabeludo, nossos cabelos são “células mortas” formadas basicamente por proteínas, lipídios e água.
Com o passar do tempo e por diversos fatores, eles vão perdendo esses componentes, e como são “células mortas” é preciso que a gente os reponha externamente, já que nosso organismo não repõe internamente.

Como funciona?
O seu cabelo precisa de água, nutrientes e proteínas, certo? Já que sabemos que eles são perdidos com o passar do tempo. A melhor maneira de repor é através de máscaras capilares.
Porque não fazer um cronograma de shampoos, condicionadores e etc? Se observarmos a função principal de um shampoo, por exemplo, é de limpar seu cabelo, já o condicionador é de selar as cutículas e melhorar a penteabilidade após o shampoo. Para tratar os fios mesmo, nos restam as máscaras, dentre outras técnicas mais específicas.
Para identificar qualquer máscara do cronograma, infelizmente, não podemos confiar exatamente no que diz o fabricante, não é porque ele chama de "reconstrução" que o produto é realmente reconstrução (pode ser hidratante, ou nutritivo). Então precisamos ficar atentos aos componentes das máscaras. 

Esse cronograma serve para qualquer tipo cabelo?
Sim, porque você vai criar o seu cronograma de acordo com as suas possibilidades e as necessidades do seus fios. Existem vários modelos espalhados pela internet afora, o que eu acho mais interessante é que você entenda cada fase e crie o seu próprio cronograma de máscaras.

Para suprir as necessidades de nosso cabelo vamos dividir os tratamentos em 3 fases: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO, RECONSTRUÇÃO.



Fase da Hidratação
Vamos repor a água perdida dos cabelos? Imagine um galho de árvore seco e um galho verde, o seco quebra com muito mais facilidade que o verde, não é mesmo? Então hidratar os cabelos é mega importante para evitar a quebra, além disso, é notório quando um cabelo precisa de água, a depender do caso, até a cor muda, os cabelos ficam mais ásperos. 
Em máscaras hidratantes você vai encontrar os seguintes componentes:
  • Água (Purified water, Water (Aqua))
  • Glicerina (Glycerin)
  • Álcoois Modificados (Cetearyl Alcohol, Cetyl Alcohol, etc)
  • Aloe Vera (Aloe Barbadensis)
  • Extrato de Algas (Algae Extract)
  • Açúcar (Sucrose ou Evaporated Cane Juice)
  • Pantenol (Panthenol)


Claro que a lista é apenas exemplificativa, certo? E nada impede que você potencialize o poder de sua máscara, com os famosos "batismos". Eu recomendo:


Lembre-se: como já falamos aqui no blog, óleos minerais e silicones não tem o poder de hidratar o cabelo! Recomendo que você leia:
ATENÇÃO! Se o seu cabelo está com aparência elástica (geralmente causada por química em excesso), corra dessa fase. Hidratação pode acabar agravando o seu caso! Pense comigo, hidratação deixa o cabelo mais "molinho" (lembra do exemplo do galho seco e do galho verde?) então só vai agravar elasticidade do seu cabelo.


Fase da Nutrição
 Essa fase vai repor nos nutrientes de nosso cabelo, e onde podemos encontra-los? Nos óleos vegetais! Hoje em dia temos máscaras com argan, óleo de coco, azeite de oliva, e uma infinidade de opções. É interessante que nosso cabelo seja nutrido depois de hidratado, porque o óleo ajuda a reter a água dentro de nosso fio.
Máscaras nutritivas são compostas, principalmente, de manteigas e óleos, seguem alguns exemplos:
  • Azeite de Oliva (Olive Oil)
  • Óleo de Coco (Coconut Oil)
  • Manteiga de Karité (Shea Butter)
  • Óleo de Abacate (Avocato Oil)
  • Óleo de argan (Argania Spinosa Oil)
  • Óleo de Macadamia (Macadamia Ternifolia Seed Oil)
  • Tutano (Marrow Butter)
Obsevação: Só o fato de o fabricante informar que uma máscara contém óleo, isso não faz dela nutritiva. Porque muitas vezes a concentração é tão baixa que ainda se trata de mera hidratação.


Um cabelo que não está nutrido geralmente perde água mais rápido, fica opaco e com bastante friz. 
Se o seu cabelo é cacheado ou crespo, capriche nessa fase, porque pelo seu próprio formato, a oleosidade, muitas vezes, não chega até as pontas do cabelo,
Para potencializar suas máscaras nutritivas você pode usar vários "batismos", dentre eles:
  • Mel
  • Azeite de oliva
  • Óleo de coco
Uma técnica muito legal usada nessa fase é a "umectação" que nada mais é do que um banho de óleo vegetal.

Fase da Reconstrução
Nosso fio é composto de cerca de 90% de proteínas (em sua maioria queratina), mas no dia a dia ela vai se perdendo, deixando os fios menos encorpados
É muito importante que seu cabelo esteja bem nutrido e hidratado para esta fase. De uma maneira bem grosseira, imaginemos que seu cabelo tem algumas fissuras que precisam ser preenchidas, e a queratina seria como um “cimento”. Se tiver pouca água, o cimento vai ficar super duro não é mesmo? Então seu cabelo fica rígido e tende a quebrar.
Em máscaras reconstrutoras, você vai encontrar aminoácidos e proteínas. Dentre eles, principalmente, os seguintes componentes:
  • Queratina (Hydroliyzed Keratin)
  • Creatina (Creatine)
  • Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)
  • Proteína do Trigo (Hydrolyzed Wheat Protein)
  • Arginina (Arginine)
Como eu vou sentir meu cabelo
Se seu cabelo está elástico, se você descoloriu ou fez qualquer outro processo químico pesado, se joga nessa etapa. 

ATENÇÃO! Se você usa algum tipo de química, é interessante que você observe se ela tem queratina na composição. Algumas escovas progressivas, por exemplo, tem ela como base de sua formulação, então, dependendo de como você proceda os retoques, a reposição já está sendo feita.


Sugestão de leitura: Queratina, mocinha ou vilã?

Podemos incrementar as máscaras nessa fase usando queratinas líquidas e os famosos kits de queratinização.

Observação: Nessa fase seu cabelo pode ficar um pouco rígido.

Mas se a máscara tiver componentes de mais de uma fase?

Classificar uma máscara como hidratante, reconstrutora ou nutritiva nem sempre depende apenas do que está escrito no rótulo. Muitas vezes, a máscara tem componentes de mais de uma fase e pode nos confundir, então temos que atentar para os efeitos que elas causam em nossos cabelos.

MÁSCARAS HIDRATANTES - deixam os cabelos maleáveis, soltos e leves.
MÁSCARAS NUTRITIVAS - deixam os cabelos mais brilhosos, encorpados (pesados) e com menos "frizz"
MÁSCARAS RECONSTRUTORAS - podem deixar um aspecto mais rígido no cabelo, sabe quando o cabelo está com as pontas "dobrando", querendo quebrar? Uma boa máscara reconstrutora pode acabar com isso.

Acontece muito também da máscara ter, por exemplo, uma manteiga. Mas a concentração dela é tão baixa que ela não faz nem "cosquinha" em seu cabelo, então ela pode ser classificada, por exemplo, como hidratação.

Claro que nunca é demais repetir que "cada cabelo, uma sentença". Tenha paciência que aos poucos você consegue identificar o efeito de cada máscara em seu cabelo.

Nada impede também que existam máscaras que possam proporcionar mais de um efeito em seu cabelo. Em geral, a maioria das máscaras hidrata, então é comum que você encontre nutrições hidratantes ou reconstruções com ingredientes hidratantes.

Organizando as etapas do Cronograma

Agora que já entendemos a lógica de como as máscaras agem no cabelo, podemos organizar, de fato, o nosso Cronograma Capilar. Você pode fazer isso de diversas maneiras, adequando ao seu estilo de vida e as necessidades do seu cabelo. O esquema mais conhecido é um ciclo de três semanas, segue um exemplo:
Nesse esquema, depois de terminar o ciclo, você volta para primeira semana. Há quem indique ficar os dias em que você não aplica máscara sem lavar o cabelo, mas e eu não acho que seja necessário, principalmente para quem tem cabelos mistos ou oleosos.
Como já foi dito, depois de entender como o cronograma funciona, você pode elaborar o seu. Eu faço o meu dessa maneira:
Entenda as necessidades do seu cabelo e crie seu próprio cronograma de máscaras. Apesar de o post ter ficado ENORME, ainda temos muitos assuntos a tratar, então continuem acompanhando o blog!

Fontes:


Inscreve-se em nosso canal do youtube! (clique aqui)
Curta nossa fan page! (clique aqui)

37 comentários:

  1. Esse vou favoritar! Estou seguindo uns passos já e tem dado resultado, meu cabelo diminuiu a queda e está crescendo muito!

    Facebook | My Holy Place Blog | Comunidade G+

    ResponderExcluir
  2. Nossa não pensei que fosse tão difícil kkkkkkkkkk estou precisando fazer um para mim....rs
    adorei o post!

    - Post nova no blog ^^

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe e não é, Pamela :)
      Que bom que você gostou.
      Beijão!

      Excluir
  3. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii o post! não consigo seguir um cronograma kkkkk tenho que me esforça! até pq estou precisando kkkk mas o post esta perfeitooooooooooooo! parabensssssss beijos.
    http://leniliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Leniliz *-*
      Muito obrigada!
      Beijão!

      Excluir
  4. Adorei o post! É sempre bom e importante cuidar dos cabelos, faço uma boa hidratação nos meus cachos uma vez por semana e sinto que ele fica muito mais saudável...

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que você gostou, Maiah =D
      Fica sim.
      Beijo!

      Excluir
  5. Esse está no meu favorito com certezaaaa ! O post ficou grande ?! mais ficou perfeitooo, super explicativo ..me ajudou muitooo !!!! vou colocar a tebelinha na parede do banheiro.. só assim me policio ! adoreeeeeeeeei

    li tudinho..rs !

    beijinhos
    http://ficandolindaem321.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa =D
      Ai que bom, Samanta *-*
      Beijão!

      Excluir
  6. Amei essas superdicas
    Parabéns!!!!!!!!!!!
    Até deixei na minha barra de favoritos
    Bjus mil querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lúcia.
      Nossa, maravilha!
      Beijão!

      Excluir
  7. Não sabia que leagal!
    Adoorei as dicas, é muito bom saber cuidar dos fios!

    http://pamlepletier.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sabe se essa mascara da natura liso e solto é hidratação?

    http://www.natura.com.br/nossasmarcas/plant/liso-e-solto/37711-mascara-intensa-liso-e-solto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A classificação de máscaras pode ser bem pessoal, dependendo do efeito no cabelo. Infelizmente eu não conheço essa máscara =/
      Mas pelo pouco que li sobre ela classificaria como hidratação.

      Excluir
  9. o creme de pentear tb tem que ser cada semana um? hidratação, nutrição e reconstrução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas as máscaras entram no cronograma :)

      Excluir
  10. Ótimo post! Estava procurando algo assim e finalmente achei! Começarei a seguir um cronograma a partir da semana que vem, tomara que dê certo! Muito obrigada, gata! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Dani!
      Fico muito feliz em te ajudar, torço também para que seu cronograma dê certo.
      Beijão!

      Excluir
  11. Amei muito suas dicas! Muito obrigado. Um dos melhores posts que já li. Isso pode salvar muitas vidas. Valeu d+!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que você gostou, Alyah.
      Nossa, não imagina o quanto eu fico feliz em saber, rs.
      Beijão!

      Excluir
  12. Oi Emilia tudo bom? Gostei muito de tudo que li aqui, só que fique com uma duvida ,posso fazer o conograma capilar e usar o tonico fortalecedor de alho ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo :)
      Que bom que você gostou.
      Pode sim, o tônico não entra no cronograma.
      Beijo!

      Excluir
  13. Oii emiliaa amei tb explicou direitinho qual o creme bom de hidratacao nutricao e recostrucao que vc indica a marca obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho vários posts com dicas de cremes, é só dar uma pesquisadinha na barra de pesquisa aqui do blog que você encontra.

      Excluir
  14. Melhor post de cronograma! Já li vários e o seu foi o mais claro e objetivo.. Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Ótimo post Amanda, como sempre arrasando!!!!

    ResponderExcluir
  16. Encontrei esse post pesquisando sobre cabelos porosos e apesar de ainda esta na primeira semana de tratamento jà estou vendo os resultados positivos.
    Grande beijo e obrigada pelas super dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico muito feliz em saber.
      Eu que agradeço.
      Beijão!

      Excluir
  17. Você podia fazer um post com a indicação de produtos para cada fase do cronograma. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer sim, Myzia. Muito obrigada pela dica.
      Beijo!

      Excluir
  18. Muito bom! Quero fazer o cronograma mas estou em dúvida,comprei uma máscara hidratante argan keratin da capicilin, mas penso q é de nutrição pelo fato do óleo. Ela realmente é de nutrição?

    ResponderExcluir
  19. Oie eu vou seguir o cronograma mais tenho uma dúvida na fase da reconstrução eu tenho que fazer uma reconstrução por semana na terceira do cronograma por dois meses e uma pausa de 15 dias quando acabar a quarta semana eu dou a pausa e começo de novo e faço mais uma reconstrução

    ResponderExcluir
  20. Oi Amanda!!! amei o blog, foi o mais completo que encontrei a respeito de cronograma :D

    Tenho uma dúvida, comprei o matizador gloss 3D da magic, no inicio tem alguns alcoois modificado, mas após eles tem cysteine,lysine, glycine, arginine e tyrosine. É hidratante ou reconstrutor?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo