04 fevereiro 2014

Entenda a composição dos cosméticos!

A composição de cosméticos diz algo para você ou são só apenas letrinhas nos rótulos? Hoje vou te mostrar o "be-a-bá" da composição, para você não ficar boiando tanto. Vem comigo!

Conheça o INCI
 Uma coisa que eu já tinha reparado é que cosméticos fabricados tanto aqui no Brasil como em qualquer outra parte do mundo seguem a mesma “lógica” ao apresentar a composição no rótulo. Isso acontece porque existe um sistema internacional de codificação da nomenclatura de ingredientes cosméticos: INCI - International Nomenclature of Cosmetic Ingredient.


Sabia que existem mais de 12 mil ingredientes utilizados na produção de cosméticos ao redor do mundo? Cada um deles, além dos nomes químicos, possuem nomes comerciais. O “INCI” padronizou essa nomeação a nível mundial, sem distinção de idiomas. Então em qualquer lugar do mundo, nós, consumidores, podemos identificar uma fórmula.

Então como “ler” a composição dos cosméticos?
 Alguns componentes já são nossos "velhos conhecidos" nas composições, já falamos aqui no a respeito de alguns componentes como: 

Aos poucos, habitualmente, você passa a conhece-los (vamos ver os mais interessantes aqui no blog em breve). Mas existem duas observações que é importante que você lembre:
  • Os ingredientes são organizados, na composição, obedecendo uma sequência. Ela vai do mais concentrado para o menos concentrado.
  • Quanto aos corantes de cosméticos, são denominados pelo número do "Colour Index" (CI). Quando você ver "CI" + um número, trata-se de um corante.


Fontes: 


Inscreva-se em nosso canal no youtube (clique aqui).
Curta nossa fan page (clique aqui).

15 comentários:

  1. Eu preciso aprender mais sobre as composições, geralmente me atento apenas aquelas que tenho sensibilidadde!

    Facebook | My Holy Place Blog | Comunidade G+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Néa. Eu também tenho que aprender bem mais sobre o assunto.
      Beijão!

      Excluir
    2. Meninas, o que eu sei sobre componentes de cosméticos capilares : alguns hidratam, outros nutrem e outros reconstroem os cabelos. Hidratação : extratos naturais de frutas e ervas, pantenol, bepantol, glicerina, vitaminas e álcool modificado (cetyl alcohol).
      Nutrição : óleos (oil) e manteigas (butter) tipo a manteiga de karaté e manteiga de abacate (nos rótulos SE chama avocato oil ).
      Reconstrução :proteínas, aminoácidos, colágeno, queratina, queratina hidrolisada, creatina, arginina, cisteína, prolina, serina e lisina.

      Excluir
  2. Materia muito boa! Obrigada por partilhar!

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica, saber dessas informações é super útil na hora de comprar novos produtos. :)

    O meu blog voltou, ficarei muito feliz se você me fizer uma visitinha! Mil beijos. ♥
    http://mireialuiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. é ate choro qdo vejo os ativos lá em baixo e os silicones e parabenos lá em cima
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo