11 março 2014

No poo, low poo e co wash

Será que você conseguiria parar de usar shampoo para lavar o cabelo? A técnicas do “no-poo”, “low-poo” e “co-wash” foram popularizadas pela cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro “Curly Girl”. Não sou adepta dessas técnicas, mas acho a lógica super interessante, principalmente para quem tem cabelos cacheados. 

SULFATO, ÓLEO MINERAL E SILICONE X SAÚDE DOS FIOS

Como já falamos aqui no blog algumas vezes, os shampos, que em sua maioria contém sulfatos, durante o processo de limpeza, abrem as escamas dos cabelos. Já outros produtos com pH mais baixo como condicionadores e máscaras, finalizam repondo nutrientes dos fios e fechando as escamas.


Só que algumas pessoas perceberam, que o shampoo pode ser muito agressivo para determinado tipos de cabelos. Além do mais, a maioria dos condicionadores e máscaras possuem e sua composição óleo mineral e silicones insolúveis e esses componentes acabam acumulando nos fios, sendo necessário lavagens mais agressivas, formando um círculo vicioso: 

Entendendo esse ciclo, foram criadas algumas técnicas para fios mais frágeis ou sensíveis. Elas são usadas principalmente em cabelos cacheados e crespos.

NO POO, LOW POO e CO WASH: CONCEITOS

"No poo" seria abolir totalmente o shampoo da sua rotina e substituí-lo por condicionadores livres de silicones insolúveis (como o dimethicone ou ciclomethicone)  e petrolatos (como o mineral oil e parafinum liquidum). Além disso, algumas pessoas usam outros produtos que NÃO SÃO SHAMPOO para a limpeza dos cabelos como vinagre ou bicarbonato de sódio.

Para saber mais sobre ingredientes "proibidos" e "permitidos" recomendo: Clube do cabelo e Cia.

Já "low poo" seria uma redução drástica do uso do shampoo. Algumas pessoas, por exemplo, intercalam lavagens com e sem shampoo.

Por fim, "co wash" é a técnica da lavagem com condicionador. Para fazê-lo, recomenda molhar bem os cabelos depois aplicar condicionador e ir massageando bem os fios e couro cabeludo durante alguns minutos e depois enxaguar. 

Inscreva-se em nosso canal no youtube (clique aqui)
Curta nossa fan page (clique aqui)

8 comentários:

  1. Nossa que interessante, não conhecia nada disso, vou ler tudo que está disponível sobre isso...eu só não uso shampoo no dia que faço tintura no cabelo acho que resseca demais.
    Beijo.
    beleza-facil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. ótimo post amiga, bjus
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  3. Bom, é muito interessante, só que acho que não conseguiria abolir totalmente o shampoo.. rsrs
    Beijo!!

    puroluxooficial.com

    ResponderExcluir
  4. Quando eu voltar aos cachos vou fazer o co - wash ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo