29 abril 2014

Vitamina A pode fazer mal?


O que são vitaminas?

Vitaminas são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Como nós não as produzimos, precisamos ingeri-las através dos alimentos.
A quantidade de vitamina que deve ser ingerida por cada pessoa varia de acordo com a idade, sexo, dentre outros fatores.

Tanto a sua carência (avitaminose, que é total ou hipovitaminose, que é parcial), quanto o seu excesso (hipervitaminose) são prejudiciais.
Existem dois tipos de vitaminas, as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Como o próprio nome já diz, as vitaminas hidrossolúveis são aquelas que de dissolvem em água. Mas qual a importância disso? Por elas se dissolverem em água, entram e saem do nosso organismo com muita facilidade, o que o corpo não precisa, é eliminado (principalmente pela urina). Exemplos: Vitamina C e Complexo B

Já as vitaminas lipossolúveis, se dissolvem em gordura e são armazenadas, principalmente, em nosso fígado e tecido adiposo. As mais importantes são a A, D,E e K. 
A questão, é que o excesso dessas vitaminas pode ser tóxico para o nosso organismo, causando efeitos adversos.


O uso perigoso de vitaminas

Existe um costume muito ruim de muta gente achar que "vitamina nunca é demais". Eu vejo algumas pessoas consumindo comprimidos por conta própria afirmando que "Não tem problema, é só vitamina".

A suplementação vitamínica, ou seja, você tomar qualquer comprimido, cápsula, etc, deve ser feita com orientação médica, mas porque? 

Veja, tendo uma dieta equilibrada, você já consome a quantidade de vitaminas diárias que seu corpo precisa. Apenas um profissional poderia te prescrever as quantidades que você necessita, o consumo de suplementos se dá por necessidade.

Se a sua amiga consumiu a Vitamina X e o cabelo dela ficou bonito, as unhas cresceram, etc, muito provavelmente o corpo dela precisava daquilo não significa que o seu precisa.

Hipervitaminose A

Muitas pessoas tem associado a vitamina A à aceleração do crescimento do cabelo, usando tanto internamente como externamente.

Sugestões de leitura: 

O problema é que, como já foi dito, a vitamina A, por ser lipossolúvel, não é eliminada por nosso organismo. Ou seja, quando você consome a vitamina A, que seu corpo precisa ele usa e o que ele não precisa, deixa acumulado.
A vitamina A em excesso é tóxica para o organismo e pode causar:
  • Dores de cabeça
  • Dores nos ossos
  • Náuseas
  • Queda de cabelo
  • Lesões no fígado
  • Má formação fetal
Então veja a vitamina A é importantíssima na formação dos cabelos, mas seu excesso pode causar queda.

Mas se eu usar só no shampoo? 

Não é de hoje que muita gente usa o chamado "shampoo bomba" que nada mais é do que um shampoo comum acrescido de vitamina A. Na internet afora encontramos as mais variadas versões, com Arovit, Monovin A, Adeforte, algumas incluem até outras vitaminas.

O nosso couro cabeludo é uma região extremamente vascularizada e absorve substâncias com facilidade, "jogando" diretamente na corrente sanguínea. Isso justifica, por exemplo, o fato de algumas gestantes serem impedidas de usar certas químicas no cabelo como tinturas, alguns alisamentos, etc.

Portanto, com tantos produtos e técnicas seguros para acelerar o crescimento dos cabelos, não há motivo para você arriscar sua saúde com o uso de vitamina A no seu shampoo.

Sugestão de leitura: Cronograma de crescimento capilar

Então, ao contrário do que muitas pessoas pensam, vitaminas podem ser tóxicas. Sem consultar um profissional, você nunca vai saber se o seu corpo realmente precisa de suplementação ou se você vai estar se envenenando.

Inscreva-se em nosso canal no youtube (clique aqui).
Curta nossa página no facebook (clique aqui)

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oibrigada, Sthefany.
      hehe melhor mesmo.
      Beijão!

      Excluir
  2. adorei amanda e eu penso da mesma forma sobre o monovim.. bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Kátia =D
      Beijão!

      Excluir
  3. o shampoo bomba ja esta na minha lista pra ser usado dizem que é bom, mais depende de cada pessoa né. aqui na minha cidade aumentou uns 10% o Monovin A por causa desse tal shampoo bomba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, depende de cada pessoa, Fernanda.
      Esse shampoo bomba é uma febre mesmo, rs.

      Excluir
  4. Vejo sempre sugestões de shampoo bomba, mas pelo próprio nome já achava meio perigoso. Prefiro cuidar do cabelo com produtos mais naturais.

    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, é mesmo, Natália.
      Produtos naturais são tudo =D
      Beijão!

      Excluir
  5. Ótimo seu blog, amo bonecas e amo a emília, kkk.
    Ótima essa matéria sobre o monovin...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz em saber que você gostou!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo