13 maio 2014

Henê causa câncer? Contém chumbo?

O henê é um alisamento largamente usado no Brasil e cercado de polêmicas. Há rumores de que ele contém chumbo na composição e poderia causar câncer. Mas será que essas informações procedem?

O que é o henê?
O henê é um produto capilar que funciona com alisamento e tintura ao mesmo tempo. É a base de ácido pirogálico, ou pirogalol. 
Na composição do henê você encontra como pyrogallol ou caesalpinia spinosa fruit pod extract (que tem como princípio ativo o pirogalol).

Sugestões de leitura: 
Tem um custo baixíssimo em reação a outros alisamentos ou tinturas encontrados no mercado.

Henê causa câncer?
O pirogalol é mantido pela Comunidade Européia na lista de substâncias proibidas para cosméticos desde 1976. Apesar disso, no Brasil, o uso do composto é permitido para ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O ácido pirogálico tem ação considerada mutagênica, por isso é associado à incidência de Câncer. Em estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi constatado que o pirogalol, quando reage em meio extremamente ácido (pH igual ou inferior a 3,5), perde essa ação mutagênica. 


Cabe, portanto, às empresas fabricantes de henê terem esse controle e à ANVISA fiscalizar se os fabricantes estão agindo de maneira correta.

Henê contém chumbo?
A depender da concentração, o uso do chumbo em cosméticos é considerado tóxico e não é permitido pela Anvisa.
O pirogalol, ou ácido pirogálico é um composto químico cuja fórmula molecular é C6H6O3 (6 moléculas de carbono, 6 de hidrogênio e 3 de oxigênio). Não há chumbo (cujo símbolo é Pb) na fórmula do princípio ativo do henê.
Fora isso, na composição dos henês, a depender da marca, encontramos componentes para dar consistência ao produto, coloração e tratar os fios.
Portanto, ao contrário do que muito se especula, HENÊ NÃO CONTÉM CHUMBO.

Você viu em algum lugar boatos sobre o henê? Responda nos comentários!

Fontes:


Inscreva-se em nosso canal no youtube! (clique aqui)
Curta nossa página no facebook! (clique aqui)

33 comentários:

  1. kkkkkkk são tantos...
    tenho uma pessoa conhecida que diz ter ficado quase careca por conta dos anos de uso de henê,hoje ela usa aplique.
    e que o crânio de usuárias de henê fica escuro.bã,essa acho q foi a pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk adoro essas histórias, Debora.
      Beijo!

      Excluir
  2. Menina faz dias que eu estou lendo tudo quanto é informação sobre o hene agora estou completamente convencida, meu cabelo é bem cacheado daqueles q o cacho começa na raiz e vem até as pontas, se fosse só isso tudo bem, mas o meu cabelo é muito volumoso e n é aquele volune legal e bonito n antes fosse, é aquele volume indefinido. Eu já estava quase sem esperança de encontrar algo q realmente fizesse o meu cabelo ficar do jeito q eu quero até esbarrar aq e conhecer o hene. Sempre sonhei em ter um cabelo liso e preto tipo os asiáticos acho lindo! Parece q fizeram o hene pra mim, vou dar um tempo e tratar mais o meu cabelo pois ele está muito prejudicado por causa de uma definitiva q eu fiz pelo oq eu vi aq tenho q esperar no mínimo seis messes. Em fim creio que esta espera vai valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê certo para você e seu cabelo fique como você sempre quis, Maria.
      Beijo!

      Excluir
  3. o henê é o melhor alisamento que existe no mundo ele não estraga o cabelo a guanidina e o tioglicolato de amonia sim estraga e muito seu cabelo tenho o cabelo comprido e bonito não me arrependo de usar henê resolvi trocar o tioglicolato de amonia pelo henê e meus cabelos agradeceram e muito quem fala por ai que o henê estraga o cabelo é pura mentira é só usar certinho e não inventar moda todo mundo sabe que depois de usar henê vc não pode usar tinturas com amonia nem descolorir pois vc vai ficar careca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele estraga um pouquinho sim, como qualquer outra química.
      Não sei se é o melhor do mundo, rs, mas é o melhor pra mim.

      Excluir
    2. Oi, Emília vc faz uso do henê??

      Excluir
  4. Olá Emilia!
    Que bom que encontrei o seu blog.
    Eu estava perdida pela internet procurando informações sobre o Henê e, por sorte, acabei encontrando os seus posts.
    Parabéns, você escreve muito bem e esclareceu as minhas dúvidas (eu não sabia nem quais marcas do produto existiam no mercado).
    Obrigada por dividir com a gente as suas experiências.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gláucia.
      Fico muito feliz em saber que você gostou.
      Beijo!

      Excluir
  5. Estou gestante de 8 meses. Posso usar henê? Meu médico não liberou nenhuma química

    ResponderExcluir
  6. Minha mae tbm quase ficou careca com essa tintura aff...
    Nunca mais

    ResponderExcluir
  7. Boa noite fiz uma selagem tem uns 20 dias Posso aplicar henê? E tbm quero saber pq q todos dizem q o henê tem chumbo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é melhor esperar um pouco mais para usar... Quanto ao chumbo.. as pessoas repetem o que ouvem sem averiguar se é verdade ou não. Os cabeleireiros odeiam o produto, pq tiram clientes deles.. Kkkk

      Excluir
    2. Acho que é melhor esperar um pouco mais para usar... Quanto ao chumbo.. as pessoas repetem o que ouvem sem averiguar se é verdade ou não. Os cabeleireiros odeiam o produto, pq tiram clientes deles.. Kkkk

      Excluir
    3. Acho que é melhor esperar um pouco mais para usar... Quanto ao chumbo.. as pessoas repetem o que ouvem sem averiguar se é verdade ou não. Os cabeleireiros odeiam o produto, pq tiram clientes deles.. Kkkk

      Excluir
  8. Olá uso a mais de 10 anos gostaria de saber se tem uma marca melhor que outras sempre usei hena gel com jaborandi e se tem um segredinho para tirar o cheiro fort.. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estou com uma duvida cruel, eu tive cancêr de mama a um ano, e sempre usei henê. agora estou com medo de usar ainda não sei é verdade o que falam do henê , sempre usei meu cabelo preto e chanel, agora depois das quimios meus cabelos cresceram muito enroladinhos e não gostando.será que posso usar henê novamente?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia eu tive câncer a um ano e sempre usei henê, agora estou com um pouquinho de medo poís não sei se verdade o que dizem, será que devo usar ?gostava muito do meu cabelo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, uso a mais de 10 anos.. tive um bebé agora faz um mês queria saber se posso já usar pois estou amAmentando.? Responda por favor o mais rápido possível . ..

    ResponderExcluir
  12. Passei quimica faz 17 dias ja usei hene quero voltar posso usar me responda por favor

    ResponderExcluir
  13. Uso hene a mais de quinze anos e meus cabelos sempre foram lindos tentei sair durante três meses mas só me arrependi... hoje voltei.... hene meu. Lindo estou de volta e meu cabelo só agradece..... uhhhhh

    ResponderExcluir
  14. Usei henê desde os 19 anos. Quando fiz 25 resolvi q não queria mais a cor preta nos cabelos e também não gostava mais do cheiro que tinha (de ferrugem). Mas minha decisão mesmo foi por causa desse cheiro. N podia chover e nem ficar exposta ao sol que o cheiro n era bom.
    Mas nunca houve quebra,nem queda,nem opacidade. Era só brilho, maciez e beleza. Se eu descobrisse um produto que realmente neutralizasse o cheiro,voltaria feliz com meu henezinho.

    ResponderExcluir
  15. Tenho 45 anos e usei bastante tempo o henê, e nunca tive problemas.Parei de usar porque queria modificar a cor do meu cabelo. Conheço várias pessoas que usam há mais de 20 anos e nunca tiveram problemas. Nas décadas de 70 e 80 era muito comum o uso do henê.Hoje acredito que com a descoberta de outras substâncias ele esteja até melhor. Beijos, Nadir.

    ResponderExcluir
  16. Eu uso hene a anos adoro não tenho nenhuma queixa até agora creio que não vou morrer por causa dele esse negocio de que ele faz mal e um mito.Obs use o corretamente não misturando com outras químicas isso é verdade a partir do momento que você faz uso do hene depois você não pode usar mais nada fica a dica

    ResponderExcluir
  17. Posso usar o henê após cauterização?

    ResponderExcluir
  18. Acho q o formol causa danos , amônia guanidina. Já o hene nem tanto.

    ResponderExcluir
  19. Eu já usei é ótima. Pena da incompatibilidade existentes. Mas para quem gosta de uma única cor é ótima opção.

    ResponderExcluir
  20. É ótima opção para quem gosta de cor única .pena da incompatibilidade. Já usei era muito feliz com meu cabelo. Quanto se causa câncer não sei. O período de uso sentia muita dor de cabeça

    ResponderExcluir
  21. Ola tenho tanta vontade de usar o hener mas tenho medo muito medo de acontecer algo ruim com meus cabelos q duvida cruel

    ResponderExcluir
  22. Olá gente, boa tarde uso henê a 9 anos e mas fico muito ensegura pq as pessoas vivem me dizendo q o henê tem chumbo. Isso é vdd? Por favor me respondam!

    ResponderExcluir
  23. Olá gente,uso henê a 9 anos e mas fico muito ensegura pq as pessoas vivem me dizendo q o henê tem chumbo. Isso é vdd? Por favor me respondam!

    ResponderExcluir
  24. Usei o hene durante 5 anos, meu cabelo antes do hene estava arruinado o Hene foi o que salvou meu cabelo. Hoje não uso mais porque tive vontade de voltar a cor original. Muito do que falam do hene é apenas preconceito por ser barato. Mas creio que vale muito a pena por ser barato e deixa o cabelo macio, brilhoso e bonito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo