19 janeiro 2015

Shampoo de bebê é bom mesmo para o cabelo?

Existe uma certa tendência na "blogsfera" de indicar o uso de shampoo de bebê como prè shampoo para cabelos oleosos. A dica seria: "toda vez que você for lavar seu cabelo, use antes um shampoo de bebê, que vai te deixar livre de oleosidade por mais tempo". Mas seria essa uma prática saudável?

Os shampoos de bebê em a formulação muito semelhante aos shampoos comuns. A maioria, assim como os formulados para adultos, possui a mesma base limpante, o lauril sulfato de sódio.

Sugestão de leitura: Shampoos com sulfato fazem mal?

O real diferencial desse tipo de shampoo é que ele não arde ao entrar em contato com os olhos, pois possui o mesmo pH da lágrima. Já falamos aqui no blog sobre o pH (potencial hidrogeniônico) e como ele pode afetar a saúde do nosso corpo, bem como a beleza dos nossos cabelos.

Sugestão de leitura: A importância do pH dos seus cosméticos

Como você pode observar no post que eu recomendei que você lesse o pH da camada hidro lipídica de um cabelo saudável varia entra 4,2 e 5,5. É necessário manter esse pH ácido para a proteção do próprio couro cabeludo de fungos, além de manter a cutícula do cabelo selada.

O pH da lágrima gira em torno de 7,2, então o shampoo infantil tem um pH bem próximo a isso para não arder ao entrar em  contato com os olhos. O que ocorre é que um shampoo com o pH tão acima do do nosso fio acaba abrindo bastante a cutícula do cabelo e deixando seu interior exposto. Usar um shampoo infantil diariamente é o mesmo que você usar um shampoo antirresíduos a cada lavagem e você já deve saber que isso é prejudicial à saúde dos cabelos.

Sugestão de leitura: Guia dos shampoos antirresíduos

Se você tem cabelos oleosos, saiba que remover o óleo completamente do seu couro cabeludo de uma vez só não faz bem. Seu corpo pode entender isso como uma agressão e acabar produzindo mais óleo para se defender (efeito rebote). Existem hoje no mercado produtos destinados ao tratamento de cabelos oleosos e mistos que podem fazer isso de uma maneira bem mais eficaz.

Sugestão de leitura: Melhores produtos que já usei para cabelos oleosos!

Enfim, usar shampoo infantil para combater a oleosidade não é algo que eu recomendo, além de causar danos ao fio do seu cabelo pode acabar agravando o seu problema.

Fontes:
Saiba mais sobre o que é pH - Folha de São Paulo

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal (clique aqui).
Siga @Rotinadeboneca no Instagram (clique aqui)!
Curta nossa fanpage (clique aqui).

7 comentários:

  1. Já usei e não sentir limpeza hehehe Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?
      O meu pelo menos limpou, rs.
      Beijo!

      Excluir
  2. Hummm, interessante.
    Não poderia imaginar que um shampoo de bebê, não teria beneficio em nossos cabelos. mas analisando pelo lado do pH que nosso cabelo precisa, está explicado. Resenha Útil e interessante!

    Um Beijo.
    http://blogsopmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. então q shampoo eu uso para controlar a oleosidade do meu cabelo??por favor me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudeilza eu já gravei um vídeo mostrando meus produtos favoritos pra cabelos oleosos. Dá uma olhadinha:

      http://www.rotinadeboneca.com.br/2014/02/melhores-produtos-que-ja-usei-para.html

      Qualquer dúvida é só falar.
      Beijo!

      Excluir
  4. Já usei muito shampoo anti resíduo,deu super certo. Mas passei a usar de bebê, indicado pela minha cabeleireira,fazendo hidratação com máscara uma vez por semana. Resultado: abriu bem as cutículas e penetrou mais a máscara de hidratação, além de ficar livre da oleosidade. Faz bem pro cabelo sim, é só balancear.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo