12 janeiro 2015

Shampoos com sulfato fazem mal?

A base da maioria esmagadora dos shampoos que nós encontramos no mercado é o lauril sulfato de sódio. Pesquisas apontam esse ingrediente como causador de danos nos cabelos e até de câncer.

Sugestão de leitura: Entenda a composição dos cosméticos!

O que é o lauril sulfato de sódio?

O lauril sulfato de sódio é um detergente usado largamente na indústria cosmética como sabonetes líquidos e shampoos. Ele tem o custo bem baixo e dentre a suas funções está a formação da espuma.

Na composição dos produtos, você pode encontra-lo das seguintes formas:
  • lauril éter sulfato de sódio
  • lauril éter sulfonato de sódio
  • sodium lauryl sulfate
  • sodium lauryl ether sulfate
  • sodium laureth sulfate
  • sodium dodecyl polyoxyethylene
  • sulfate
  • sodium lauryl ethoxysulfate
  • sodium polyoxyethylene klauryl sulfate
  • monododecyl ester sodium salt sulfuric acid
  • sodium dodecyl sulfate
  • sodium lauryl sulfate
  • sodium salt sulfuric acid
  • sulfuric acid monododecyl ester sodium salt
  • sulfuric acid
  • sodium salt
  • akyposal sds
  • aquarex me e aquarex methy
Quais os efeitos dele o cabelo?

Várias pesquisas apontam que o sulfato encontrado na maioria dos shampoos pode acabar danificando a fibra do cabelo. Foram realizados testes pela equipe da química Inés Joekes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e os resultados foram os seguintes:
  • A partir de 16 horas de lavagem, pode ser observado ao microscópio danos como tricas na cutícula (parte externa) do fio.
  • A partir de 2 meses de lavagem, escovação e secagem diária com o secador, além de praticamente eliminar a cutícula do fio, foram observados danos à parte interna do fio. 
O lauril sulfato de sódio pode causar também irritações na pele mas, segundo parecer da ANVISA, essa característica pode ser atenuada por conta da concentração e associação com outros componentes.

Causa câncer?

Eu consegui achar várias afirmações em blogs e em vídeos de que o lauril sulfato de sódio teria relação com o aparecimento de câncer. Entretanto, não encontrei nenhum estudo científico conclusivo a respeito (se você tiver alguma informação sobre isso, não deixe de deixar um comentário, por favor).

Há uma parecer da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sustentado pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) de que não há evidência científica de que o lauril sulfato de sódio cause câncer.

O que eu penso sobre o uso sulfatos no shampoo

Pelo que eu pude entender, as mechas de cabelo usadas na pesquisa da química Inés Joekes foram submetidas à apenas o lauril sulfato de sódio e água, o que não ocorre no dia a dia em hipótese alguma. Primeiramente porque os shampoos que nós encontramos no mercado não possuem o sulfato isoladamente, eles possuem, muitas vezes, componentes que podem minimizar qualquer efeito de dano e até tratar o cabelo.

As mechas utilizadas nas pesquisas não foram submetidas a nenhum tratamento, nem uso de condicionadores, foram submetidos à uso de secador sem proteção térmica, além de lavagens sucessivas, o que não é recomendado fazer em hipótese alguma, porque vai danificar MESMO o cabelo.

Não é muito sensato usar o fato de que o cabelo é uma célula morta para não fazer nenhum tipo de tratamento nele. O uso de condicionadores, máscaras, protetores térmicos, reparadores de ponta, entre outros pode SIM conservar e até RECUPERAR cabelos danificados. A questão chave é que todos esses tratamentos, por conta do fato cabelo ser célula morta, precisam de estar em constante manutenção, por isso eu recomendo que vocês sempre faça o Cronograma Capilar.

Sugestão de leitura: Cronograma capilar: como fazer, o que é, saiba tudo sobre ele!

Eu não acredito que o fato do lauril sulfato de sódio ser usado por muito tempo seja argumento suficiente para sustentar seu uso. Muitos erros já foram cometidos por diversas sociedades ao longo da existência humana. Eu sempre usei shampoos com sulfatos e acredito que funciona bem para mim. Mas não se pode negar que para cabelos mais sensíveis existam outras opções que também funcionem. Eu adoraria que a indústria fosse mais transparente e tivéssemos a exata informação do que estamos usando em nossos cabelos. Enquanto isso não acontece, vamos nos informando e atualizando como podemos. Qual a sua opinião a respeito do assunto? Você usa shampoos com sulfatos?

Sugestões de leitura:
Fontes:
Não se esqueça de se inscrever em nosso canal (clique aqui).
Siga @Rotinadeboneca no Instagram (clique aqui)!
Curta nossa fanpage (clique aqui).

2 comentários:

  1. È um mega assunto e é muito bom ter você aqui para explicar tudo isso de maneira simples sem deixar de ser precisa. Eu geralmente uso shampoo com sulfato, mas shampoo não tem feito muito bem para meu cabelo não, quero muito experimentar shampoo sem sulfato, mas não conheço nenhum ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas marcas já investindo em shampoos sem sulfato, Dbora.
      É só dar uma procuradinha.
      Beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo