09 fevereiro 2015

Os benefícios do mel para seus cabelos

O mel está presente nas mais diversas receitas caseiras ao longo dos anos. E continua sendo um ótimo aliado para os cuidados dos cabelos.

O pH do mel gira em torno de 3,91. Um fio de cabelo saudável é protegido por uma camada hidro lipídica com o pH em torno de 4,2 e 5,5. É importante manter o pH do cabelo ácido para que as cutículas se permaneçam fechadas e protejam a estrutura do fio. Por ter um pH ácido, o mel é um ótimo nivelador do pH dos nossos cabelos e couro cabeludo.

Sugestão de leitura: A importância do pH dos seus cosméticos

Por ser riquíssimo em ceramidas, o mel se mostra muito útil no tratamento de cabelos porosos (com as cutículas abertas).

DICA PARA IDENTIFICAR CABELOS POROSOS: Eles geralmente demoram bastante para secar, são ásperos e sem brilho.
Há bastante tempo eu faço uso de uma receita caseira com mel que aprendi na comunidade "Hidratação Capilar", no finado Orkut. Ela é ótima para cabelos porosos. Confira:
  • Lave bem seus cabelos com o shampoo de sua preferência, se o cabelo estiver muito poroso,evite o uso de shampoo antirresíduo.
  • Com os cabelos ainda úmidos, aplique o mel sobre toda a extensão dos fios (não precisa evitar a raiz) – Você vai perceber que o mel é um pouco difícil de aplicar, por isso seus cabelos devem estar bem umedecidos para que ele deslize melhor. Não é necessário enluvar.
  • Após aplicar o mel (100% puro), dê uma pausa de 15 minutos e depois disso aplique uma máscara de sua preferência que contenha ceramidas na composição.
  • Abafe o cabelo como você costuma fazer (com touca térmica, plástico filme, etc) e aguarde 30 minutos.
  • Enxague bem e, se desejar, use condicionador.
Sugestão de leitura: Guia dos shampoos antirresíduos

Essa é minha forma preferida de usar o mel, mas você também pode misturar diretamente à mascara ou passar nos cabelos antes (mas lembre de diluir um pouquinho em água para facilitar a passagem no cabelo).

Fonte: Produção de Mel, EMBRAPA

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal. (clique aqui)
Siga @Rotinadeboneca no Instagram! (clique aqui)
Curta nossa fanpage (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo