04 fevereiro 2015

Parabenos - entenda esse componente cosmético tão polêmico

Muito se discute acerca da segurança dos componentes utilizados pela indústria cosmética. Dentre os mais polêmicos temos os "parabenos".

Os parabenos são grupos de compostos utilizados largamente para a conservação de cosméticos, medicamentos e até alimentos. São eficazes contra bactérias, fungos e se mantém estáveis em temperaturas altas e diferentes níveis de pH.

 Estão presentes há mais de 80 anos no mercado e assim como o óleo mineral, eles são fáceis de trabalhar, sintetizar e tem custo baixíssimo.

Parabenos podem ser encontrados em diversas formas, dentre elas:
  • metilparabeno
  • etilparabeno
  • propilparabeno
Ao falar de parabenos, comumente são levantadas duas questões:
  1. Algumas pesquisas apontam que certos tipos de parabenos são facilmente absorvidos pela pele, trato intestinal e sangue. A grande questão é que ele seria interpretado pelo organismo e feminino como se fosse, gerando perturbações hormonais
  2. Há outras pesquisas que apontam o uso de parabenos (principalmente os usados em desodorantes) ligados à câncer de mama.
No site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há algumas respostas sobre temas que foram questionados. Sobre parabenos, a Anvisa afirma que "Antes de permitir que substâncias sejam empregadas em cosméticos como conservantes, foram realizados estudos de segurança, e estabeleceram-se concentrações de limite de uso" e concluem que "não há previsão de que o uso dos parabenos dispostos na RDC 162/01 seja considerado ilegal em cosméticos, a menos que sejam apresentados estudos realmente idôneos e com comprovação cientifica que comprovem que estas substâncias não são seguras para uso, contrariando os estudos realizados anteriormente."

Pelo que eu pude compreender, existem várias pesquisas sobre o assunto e a indústria brasileira se baseia nos estudos mais conclusivos para regular o uso dos parabenos. Eu sempre procuro apostar em produtos que estão há mais tempo no mercado por me sentir mais segura, não que essa segurança seja absoluta, mas é assim que eu me sinto melhor. Hoje temos opções livres de parabenos, mas, obviamente, elas precisam de algum tipo de conservante que não necessariamente seria uma alternativa melhor.

Esse assunto é bastante extenso, continuaremos a falar dele em posts futuros. Com base nos materiais que eu tive contato até agora, não acredito que esse conservante possa trazer grandes riscos à minha saúde. E você, o que acha?

Sugestões de leitura:

Fontes
Não se esqueça de se inscrever em nosso canal. (clique aqui)
Siga @Rotinadeboneca no Instagram! (clique aqui)
Curta nossa fanpage (clique aqui)

Um comentário:

  1. Achei o post esclarecedor. È mesmo muito importante ter conhecimento dos produtos que usamos, do que prejudica ou não. A declaração da Anvisa é acalentadora, por assim dizer... mas digo suspeita. Que venham mais posts!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo