26 julho 2015

A verdade sobre o Monovin A e o Shampoo Bomba

Quase toda mulher quer uma fómula mágica e caseira para ter os cabelos compridos. Por conta disso e da irresponsabilidade de algumas pessoas o tempo todo se espalham receitas mágicas que prometem acelar o crescimento capilar. A mais famosa dessas receitas é o chamado SHAMPOO BOMBA que tem como principal ingrediente o MONOVIN A, um medicamento de uso veterinário.

Preocupada com a falta de embasamento científico e consistência das informações espalhadas pela internet a respeito do MONOVIN A, resolvi procurar quem entende do assunto. Nas próximas linhas, você pode conferir uma entrevista com Cristiano Ricardo dos Santos, Farmacêutico-Bioquímico, Mestre em Farmácia, Especialista em Engenharia de Cosméticos, Especialista em Cosmetologia Clínica e Mestre em Farmaco e Medicamentos.

ROTINA DE BONECA - Existe alguma relação direta entre ingestão de vitamina A e um crescimento capilar acelerado? Se sim, existe uma dose “universal” que possa ser administrada por qualquer pessoa?
CRISTIANO RICARDO - "Então, quando se fala em organismo nada é 100%, para algumas pessoas ou alguns animais, a conta não bate, devido as diferenças que existem entre os seres, mas há uma relação entre a ingestão de vitamina A e o crescimento capilar.

Na prática, existem necessidades para o consumo de vitamina A, por exemplo, mulheres possuem uma necessidade menor que homens, já as grávidas precisam de mais vitamina A, porém em nenhum caso, pode abusar.  
A resposta a ser observada em mulheres acima de 13 anos é de 700 mcg/dia, se ela estiver grávida sobe para 770 mcg/dia e as que estão amamentando e maiores de 18 anos, já sobe para 1.300 mcg/dia. 
Agora, é importante lembrar que o excesso de vitamina não é recomendado, existe uma doença chamada Hipervitaminose A, sintomas como dor de cabeça, rachaduras nos lábios, sonolência, nausea, visão turva, e lembrando a hipervitaminose A prejudica o fígado, portanto, evite ultrapassar 3.000 mcg/dia. (Fumantes e pessoas que tomam bebidas alcoólicas devem consumir um máximo de 2.800 mcg/dia)"
ROTINA DE BONECA - Qual a sua opinião em relação à adição do medicamento de uso veterinário "Monovin a" em cosméticos feita de forma caseira? Existe a possibilidade de influenciar o crescimento capilar?
CRISTIANO - "O Brasil é campeão no uso off-label de medicamentos, e todo dia aparece uma moda diferente, é bastante comum nas receitas caseiras a adição do monovin A com xampu sem sal e D-pantenol, daí já posso encontrar alguns pontos a serem considerados.
  1. Xampu sem sal, isso não existe, o que existe é xampu sem adição de sal, pois todos possuem sal, não é possível ter um xampu sem cloreto de sódio, a não ser que o seu xampu seja feito de raspas de alguma arvore como o juá, ou alguma outra planta rica em saponinas.
  2. Quando amarram em marcas, como bepantol/monovin A, também desconfio, uma vez que o D-pantenol e o Palmitato de retinol são substâncias químicas, comerciais e que podem ser encontradas com outras marcas.
  3. Em todas as receitas eles padronizam as medidas e os resultados, mas não padronizam o tempo que o tal xampu vai ficar no couro cabeludo.
  4. Crescimento é diferente de hidratação, portanto, não precisaria de um xampu, poderia ser uma loção colocada apenas no couro cabeludo... Só lembrando o cabelo é uma estrutura sem vida, o crescimento se dá pelo bulbo capilar e não pelo comprimento do fio.
A utilização do D-pantenol + Palmitato de retinol junto ao couro cabeludo força a barra para elevar atividade antioxidante e faz com que exista uma migração celular que denominamos como “pro-inflamatória” que faz com que mais sangue chegue no bulbo e junto com essas duas vitaminas favoresçam o crescimento do cabelo, PORÉM, precisamos que exista alguns processos, que esquematizo aqui:
  1.  massagem no couro cabeludo
  2. padronizar o tempo da massagem
Em excesso, esse efeito pode fazer o bulbo ser até mesmo expulso do couro, fazendo com que o cabelo venha a cair da base do fio, o que é perigoso"

ROTINA DE BONECA - E no caso do uso tópico da vitamina (na forma de palmitato de  retinol), há a possibilidade de influenciar no crescimento capilar?
CRISTIANO - "A vitamina A, sem o D-pantenol tem possibilidade de influenciar em crescimento capilar, mas é potencializado com o D-pantenol"
ROTINA DE BONECA - Em minhas pesquisas observei que o Monovin A é composto basicamente de óleo de amendoím e palmitato de  retinol. O retinyl palmitate pode ser encontrado em vários cosméticos. Segundo o livro “Dicionário de ingredientes de produtos para cabelos”  ele tem função hidratante ou condicionante. Isso procede?
CRISTIANO - "Antes de falar sobre o palmitato de retinol, quero destacar o óleo de amendoim, uma vez que ele recobre o fio, e em conjunto com o D-pantenol e o palmitato de retinol, garante a hidratação o que faz com que o fio não quebre tanto, isso é algo bem importante.  
Agora, com relação aos termos hidratante/condicionante são termos genéricos para facilitar o entendimento da função do ingrediente. No caso do cabelo, a vitamina A, o mecanismo é o da queratinização (faz com que o corpo produza mais queratina o que vai deixar o cabelo mais “forte”), isso quando utilizado no couro cabeludo, agora no fio, ele faz com que menos umidade do fio seja perdida, por atividade antioxidante."
ROTINA DE BONECA - Existe a possibilidade do monovin A ser absorvido pelo couro cabeludo e levado à corrente sanguínea? Se sim, há a possibilidade de intoxicação ou, por exemplo, perda de cabelos?
CRISTIANO - "Sim pode ser absorvido e sim, pode causar perda dos fios, se for utilizado em excesso ou por um tempo muito prolongado."
ROTINA DE BONECA - Administrar o Monovin A em cosméticos pode causar alteração de pH ou estraga-los, tornando-os perigosos?
CRISTIANO - "O Monovin A é um óleo, nesse caso, pode alterar a acidez/alcalinidade de uma formula, por desequilibrar a formulação, pode sim, quebrar a estabilidade de uma formulação, ainda mais que há empresas que optam por formulações menos agressivas e com isso, sem possiveis barreiras para essas misturas. Até mesmo a direção em que a pessoa manipula essa mistura pode reverter a formulação, alterando o pH.
Se o essa acidez/alcalinidade alterar o pH, tornando o produto mais ácido, podendo causar irritação na pele ou alcalino, tornando os cabelos com menos brilho, mais quebradiço." 

E você, leitor? Já teve alguma experiência ou conhece alguém que já usou o famoso "shampoo bomba"? Acha que as informações espalhadas pela internet em geral são seguras? Já falamos várias vezes sobre esse assunto aqui no blog, se quiser saber mais, confira os seguintes posts:


Para continuar sempre informado, visite o website do Cristiano Ricardo (clique aqui) e conheça a GSC Expertise, sua empresa de Consultoria e Capacitação Profissional (clique aqui).

Por fim, gostaria de agradecer ao Cristiano Ricardo por ter me cedido essas informações tão preciosas e à minha querida amiga Mara Lima por ter intermediado nossas conversas, tornando essa postagem possível.

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal. (clique aqui)
Siga @Rotinadeboneca no Instagram! (clique aqui)
Curta nossa página no Facebook (clique aqui).

9 comentários:

  1. Muito legal a postagem, aprendi muito com todas as dicas :D! Parabéns pelo belo trabalho.

    Espero sua visita!
    www.meninadeouro.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que você aprendeu.
      Beijo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigada, Juliana.
      Fico muito feliz em saber que você gostou.
      Beijo!

      Excluir
  3. Gostei!! Muito legal esse post. Eu não uso nada disso no meu cabelo, acho um absurdo esse povo colocar remédio veterinário nos produtos e mais ainda venderem sem prescrição.. Sempre digo q se fosse d uso humano estaria escrito ao invés de veterinário, pro cabelo uso produtos naturais ou os próprios de fábricas p cabelo, nada d misturas malucas d uso veterinário .. Eu já sabia q em execesso a pessoa perde o cabelo, mas as pessoas não tao nem ai ate começarem a perder .

    Beijinhos :3
    Http://www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de usar o monovim A, muitos sites indicam. Ja outros fico em uma dúvida enorme, mas sou muito vaidosa queria muito meu cabelo grandeee😥 me ajude!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu usei monovin a durante 1 mês e 17 dias , não vou negar q vi resultados , meu cabelo cresceu mas durante os últimos dias meu cabelo começo a cai muito assustador , isso n é normal eu parei de usa isso já faz duas semanas , e comecei a usa meu shampoo de antes tutanat para o crescimento , e hidratando com um pouco de bepantol , e mesmo assim ainda continua caindo por demas , eu não sei mas oque fazer eu mim arrependo muito por ter usado isso , nem sei mas oque fazer ou usa , preciso de ajudar

    ResponderExcluir
  6. Pode usar o monovin a mais sem excesso ? Gostaria de fazer a experiência , não custa tentar né ??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo