17 abril 2016

Como usar argila no rosto e pra que serve cada uma!

Argila é um ótimo aliado da beleza. Esse ingrediente mineral é ótimo para cuidar do nosso rosto, corpo e couro cabeludo. Ela é usada to em tratamentos medicinais como em tratamentos estéticos.


Hoje, no mercado encontramos diversos cosméticos com argilas na composição. Além disso você também pode encontrar a versão in natura em farmácias de manipulzação, casas de cosméticos ou lojas de produtos naturais.

Os tratamentos com argila, ao mesmo tempo em que transferem sais minerais para a nossa pele, tem capacidade de absorver toxinas, tratar inflamações, estimular a produção de colágeno, dentre outros benefícios.

Para tratamentos estéticos, lembre de sempre usar argilas de uso cosmético, que é livre de impurezas e bactérias. Não pega qualquer barro que você encontrou na rua e sai tacando na cara, ok? Ok

Qual a diferença entre as argilas?

O diferençal entre elas, é basicamente a diferente concentração de oligoelementos. Algumas são mais indicadas para certos tipos de peles mas, claro, é sempre importante ter a opinião do seu dermatologista ou esteticista.

Argila branca - é a que tem mais potenciar de clarear a pele, por ser rica em em caolim, que além de clareador, absorve muito bem a oleosidade da pele. Além de ótimo poder regenerador e cicatrizante, já que tem uma boa concentração de silício. É indicada para quem tem pele acneica, além tratamento de caspa, oleosidade excessiva no couro cabeludo, manchas na pele, dentro outros.
Argila verde - é altamente desintoxicante. Muito rica em silício e magnésio. Ela não é a mais indicada para peles sensíveis ou secas porque realmente tem um poder de desintoxicação e remoção da oleosidade muito potente, podendo causar irritações.  Esse efeito "detox" da argila verde é muito bom para tratamentos do couro cabeludo. 
Argila rosa - é uma mistura da argila vermelha com a argila branca, agregando os benefícios das duas. Ela é suave, antiséptica e ajuda na reprodução celular, É a mais indicada para peles sensíveis e com tendência à vermelhidão. Pode ser usada tanto no rosto, como corpo ou couro cabeludo.

Argila negra - também tem efeito detox, assim como a verde. Pode ser usada em peles e couros cabeludos oleosos. Em máscaras faciais, ela é muito usada para tratamentos de cravos, espinhas e oleosidade excessiva, além de tratamento de manchas.
Argila amarela - também chamada de argila dourada, não é muito popular. Apesar disso, é maravilhosa para tratamentos rejuvenescedores. Ela é rica em dióxido de silício, que estimula à formação de colágeno. É maravilhosa para renovar peles maduras.
Argila vermelha - tem ação tonificante. É mais usada no corpo para tratamentos de flacidez e celulite. Ela é extremamente suave, se usada no rosto, promove resultados de maciez e maio luminosidade na pele. Pode ser usada por peles sensíveis.



Como fazer a máscara de argila? 

Hoje em dia, você já encontra máscaras a base de argilas prontas no mercado. Mas, para fazer sua máscara em casa, você pode comprar a argila de uso cosmético, pura. 

Para usar, basta misturar com um pouco de água, de preferência mineral, para enrriquecer ainda mais a sua máscara. O ponto certo é um cremoso que não escorra no seu rosto. Ela não deve ficar nem muito pastosa e nem muito líquida.

Dica: para manter as propriedades de sua máscara, evite mistura-la com objetos metálicos.

Aplique a máscara no rosto, evitando a área dos olhos e boca. E, após secar, remova com água em abundância. 

Você também pode usar na mistura chás, óleos vegetais, óleos essenciais. Eu sugiro que se você não tem tanto conhecimento acerca do assunto, use água mesmo.

E você, já exprimentou algum tratamento estético com argila? Responda nos comentários!

4 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco mais sobre a argila, só conhecia a verde e a branca.

    ResponderExcluir
  2. Teve um dia que eu fiquei muito gripada dai uma amiga levou la em casa um chá pra gripe e pra dor de cabeça me levou um potinho com argila verde pra colocar com agua nas temporas! Passou a dor mesmo

    ResponderExcluir
  3. Sobrou um pouco de argila verde... Acho que vou fazer uma mascara pra tirar os espinhos que tenho na cara

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu nunca ia saber a diferença pra mim tudo era argila e pronto rsrsrs,leiga nesse assunto,ótimo post,beijão linda.

    www.blogdamaryoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ROTINA DE BONECA - 2015. Todos os direitos reservados.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo